Lucilene Cruz

Respostas no Fórum

Visualizando 27 posts - 1 até 27 (de 27 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Outros comentários: #6381
    Lucilene Cruz
    Participante

    Sugestão: nos próximos coloca uma hora a mais para podermos debater!!!

    em resposta a: O que você modificaria? #6380
    Lucilene Cruz
    Participante

    Nada, vou excelente!

    em resposta a: Do que você menos gostou no curso? #6379
    Lucilene Cruz
    Participante

    Não teve, mais colocaria um tempo a mais para discussão dos temas!

    em resposta a: Do que você mais gostou no curso? #6378
    Lucilene Cruz
    Participante

    As professoras são muito empenhadas em passar os conteúdos, abre para debate, ouve e reflete junto. Os conteúdos foram muito bem escolhidos e repassado com muita maestria por elas, cada uma com seu tema, muito bem eleborado e transmitido. A definição de feminicidio, de mesogenia, etc. foram muito esclarecedores, pude entender melhor. A metodologia utilizada é sempre muito boa, cativa e não percebemos o tempo passar. Eu achei excelente e gostaria de poder participar de mais cursos como este e poder debater mais e refletir com muito entusiamos como vi outras participantes também se envolver nos assuntos. Parabéns e agradeço a oportunidade, gratidão!

    Lucilene Cruz
    Participante

    O crime de feminicídio é cometido pelo homem para com uma mulher no âmbito familiar; geralmente ex-marido, ex-namorado e acontece quando ele na maioria das vezes não aceita a separação, o termino pela mulher do relacionamento. Uma circunstância de gênero, cometido com uma mulher por ódio, deprezo, desvalor a essa mulher, por ela ser mulher, simplesmente. Por ele querer continuar dominando, mandando, querer ser o dono da mulher e não aceitar o rompimento. A mulher como se fosse objeto do homem, na visão dele.

    Lucilene Cruz
    Participante

    As mulheres precisam ser tratadas com respeito, com equidade e historicamente a mulher sempre foi rebaixada pelos homens; homens se apropriaram de tudo e a mulher não tem direito a nada. Misoginia mata pela estupidez daquele que não se coloca igual, quer ser o melhor e a mulher a “nada” para eles, porque a mulher é muito mais em tudo, pensa, faz e não precisa deles em alguns momentos. e acredito que isso o deixa mais odioso porque é doente. Não raciocina, mas premedita a morte para tirar do caminho, porque a mulher vai e faz!

    Lucilene Cruz
    Participante

    Porque é fundamental tornar visivel a existencia do homicidio ocorrido contra a mulher por razões de gênero, para que todas as pessoas conheça e se sensibilize com a situação dessas mulheres e também contribua para a mudança de emtalidade patriarcal, para que o direito seja garantido, que a Lei seja cumprida com a pena prevista a reclusão, etc, deste homem que cometeu o feminicidio, que realmente ele pague e não fique solto…

    em resposta a: Dinâmica de integração [3] #6251
    Lucilene Cruz
    Participante

    infelizmente preciso escolher o 12, pois este homem é o mais repugnante ser que existe e entrou na presidente, alias colocaram o. Ele tem um comportamento: com comentários, ações desrespeitosas á mulheres, homossexuais, etc. desrespeito com o ser humano, com os e as brasileiras em todo momento, é totalmente contra e acabou com todo o social montado a população, questões ambientais, alimentíciasaprovando todo produto agrotoxico que em muitos paises não utilizam a muitos anos, enfim. Ser despresivel que ignora o mínimo a quem precisa, e não vou falar nem em corrupção em desmontes de instituições que garantiam um serviço a agricultores…

    em resposta a: Outros comentários: #6102
    Lucilene Cruz
    Participante

    Ter mais cursos, Debates para mais pessoas se colocarem Ter trocas de saberes e experiencias…

    em resposta a: O que você modificaria? #6101
    Lucilene Cruz
    Participante

    Mais tempo para falas e mais pessoas se colocarem.

    em resposta a: Do que você menos gostou no curso? #6100
    Lucilene Cruz
    Participante

    Creio que o tempo foi curto.

    em resposta a: Do que você mais gostou no curso? #6099
    Lucilene Cruz
    Participante

    Gostei do Resgate histórico da violencia, sobre o enfoque da Lei, sobre a comunicação…Enfim gostei de td. Amo a metodologia que utilizaram, a didatica, a forma de comunicação muito calorosa… Tudo e tudo excelente! As mestras uma palavra: maravilhosas!

    Lucilene Cruz
    Participante

    Sim, contribui muito. Todas que conheço já foram sitadas. Mas tenho uma expeiencia no meu municipio, que foi quando criamos a rede de serviços para combate a viol~encia doméstica, E principalmente criação do CRM Centro de Referencia da Mulher, foram confeccionados folders sobre o que era violencia, tipos e tel e endereço do CRM entregue nas casas junto com a conta da água, Dae (Depto de agua e esgoto). Após esta divulgação muitas mulheres procuraram o serviço e me lembro bem de uma senhora, pois fui eu quem fiz os atendimentos psicológicos a ela, que sofria violencia e não sabia, assim que resebeu o folder e leu percebeu que sofria e foi procurar ajuda… Então toda campanha seja a qual for, contribui muito para auxiliar quem precisa…

    em resposta a: Resultado do teste sobre violência doméstica #6093
    Lucilene Cruz
    Participante

    100%

    em resposta a: Dinâmica de Integração [2] #6092
    Lucilene Cruz
    Participante

    Imagem 1- Escolhi esta pois pela imagem e a frase que quando uma dá asas a outra voar ela tbm sobe, voa e alcaça alguns sonhos que tem. Ao acolher, escutar, orientar, enxugar a lágrima, empurrar, enfim o que se faz a uma ou mais a própria acaba se sentindo tbm alçando vôo. cultivando uma planta, regando, dando alimento, luz e td que necessita ela brotará, dara botóes, abrir-se-a as flores e na sequencia virão os frutos. Me sinto assim ao auxiliar alguma a voar. voando junto!

    em resposta a: Outros comentários: #6091
    Lucilene Cruz
    Participante

    Se possivel, trazer trocas de saberes, debates, mais cursos…

    em resposta a: O que você modificaria? #6090
    Lucilene Cruz
    Participante

    Mais tempo de troca de mais pessoas poderem se posicionar, pois foram poucas que falaram, creio que dar oportunidade pra todas…

    em resposta a: Do que você menos gostou no curso? #6089
    Lucilene Cruz
    Participante

    Não teve o que não gostei. Tudo e todas de parabéns! Como sempre, meninas!

    em resposta a: Do que você mais gostou no curso? #6088
    Lucilene Cruz
    Participante

    Conteúdos excelentes e bem antigos e novos, pois a violencia é muito antiga e continuamos falando, porque ela é muito presente ainda em nossas vidas. E as mestras não tem o que falar maravilhosas com metodologia e didática sensacional. em uma palavra: maravilhoso.

    Lucilene Cruz
    Participante

    Sim, utilizo a linguagem inclusiva. Sim o tempo todo e as vezes quando digo a presidenta, alguns dizem não existe esta palavra no nosso portugues. Não dou importancia e deixo falando sozinho…

    Lucilene Cruz
    Participante

    Penso que porque ainda o machismo a patriarcado os que dominam transmitem o quanto o homem pode e a mulher ainda é a que deve obedecer. Ainda a mulher precisa de apoio, ainda precisamos estudar mais e amis a Lei para entendermos e nos colocar a frente de que somo e podemos e a Lei está ai e precisamos fazê-la ser cumprida, principalmente a governança, os magistrais, os que deveriam fazer cumprir, dar mais visibilidade e ter como algo que é sério a violencia e ser combatida!…

    Lucilene Cruz
    Participante

    Importante para se ter um olhar mais aprofundado de desigualdade, gênero, violência, enfim perpessa por todo o direito humano que todo e qualquer pessoa tem, como grupos podem enfrentar seus problemas diversos, como superar sofrimentos, aprendizado em conhecimentos diversos, vivências, trocas…

    Lucilene Cruz
    Participante

    Começo pelo último, orientação sexual entendo que é a opção clara e decidida da pessoa, como também biológica, pois ela nasce corpo de mulher e interiormente é homem, e aí como fazer pra resolver isto. A partir dai se identifica como homem, pensa e quer o seu corpo homem, sente se, se vê como homem… são tantas questões juntas e misturadas que a própria pessoa se confundi, não por ela pois sabe o que quer, mas as questões sociais que a fazem se “esconder”, pois a sociedade se não é o normal é o errado e precisa ser consertado. Difícil, triste e muito repugnante o que alguns impõe. Quanto ao sexo, vejo que nasceu com penis, ou vagina não consigo definir de outra maneira.

    Lucilene Cruz
    Participante

    MUitas. Mas observando meu neto de 5 anos hj, ele vem afirmando que a irmã não pode brincar com os brinquedros dele, carrinhos por exemplo, pois é de menino; ele diz que ele é menino e as coisas de menino são azuis, exemplo um copo, prato. Achei curioso e perguntei a ele quem dizia essas coisas. Pois os pais não tem este postura, principalmente por eu ter criado e educado o pai dele fazendo e ensinando a ele a fazer as tarefas de casa, inclusive lavar roupas e costurar e el quando era criança dizia a irmã menor que mulher dirige carro sim, pois “a mamãe é mulher e dirige”. Ele me respondeu que era as tias da crechê que não deixavam ele brincar com brinquedos das meninas e vise-verso. Incrivel podermos observar que nas escola e bem no ensino infantil ainda tem muitas professoras que pensam e dizem isso às crianças, lamentável.

    Lucilene Cruz
    Participante

    Infelizmente já presenciei e vivenciei algo assim. Estava anos atrás acolhendo, dando suporte psicológico e etc a uma mulher aqui da comunidade onde vivo (Assentamento de Reforma Agrária Sumaré II) e fui agredida fisicamente pelo marido dela, fiz todo trâmite boletim de ocorrência, exame corpo delito pela agressão física, e foi pro fórum, etc… Audiencia com Juiz que foi firme com ele e me colocando na posição de vitima, mas que tinha a segurança juridica se caso ele se aproximasse, ele nunca mais fez isso nem com a mulher que tempos depois pediu divorcio. Ele mudou de atitude após anos e tivesse até participação em reuniões, etc. Isto na época foi muito dificil, pois ele dizia a ela que se tivesse contato comigo, iria me matar. Enfrentamos juntas com alguns da comunidade inclusive a família dele e minha se manifestou…

    Lucilene Cruz
    Participante

    Desde que venho trabalhando com o tema violencia, este violencia de gênero e demais como o sexual, psicológico etc. tenho conhecimento e já fiz muitos atendimentos. Porém cada vez mais que encontramos para falar sobre este tema aprendo mais e sei o quanto cada vez mais vem aumentando em meio as populações diversas no planeta.

    em resposta a: Dinâmica de Integração [1] #6077
    Lucilene Cruz
    Participante

    Imagem 7 – Vejo esta imagem do oceano, mar, areia, praia, como uma possibilidade de megulhar profundamente dentro de nós mesmas, buscando se conhecer, onde no intimo existem muitas coisas a conhecer e trazer de dentro pra fora obtendo um olhar amoroso e construtivo. Deixando brotar e fluir o que incomoda a ser trabalhado transferido para que possa transformar no belo. Vejo isso em toda mulher, um oceano de possibilidades de se conhecer e se fortalicer em si e em outras mulheres, permitindo que muitas possam se banhar no conhecimento uma da outra e transmitindo a muitos outros que queiram também se conhecer e juntar como uma só, as vezes desaguando em locais onde possam ir e vir como as águas do mar se renovando a cada ida e vinda a areia! Dinamica da vivencia de cada um e uma e tudes!!

Visualizando 27 posts - 1 até 27 (de 27 do total)