Dinâmica de integração [3]

Home Fóruns Feminicídio na América Latina Dinâmica de integração [3]

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6203

      Na sua opinião, qual a imagem que mais simboliza a misoginia (aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres)? Explique o porquê de sua escolha.

    • #6222

      Imagem 12 – Os comportamentos, comentários desrespeitosos e despreocupação e até mesmo o escárnio cotidianos evidenciados pelo presidente da nação fortalece a situação de marginalização social das cidadãs brasileiras, além de denotar o absoluto menosprezo em relação ao dever institucional de promoção da igualdade de gênero e ao princípio da moralidade administrativa, ambos relegados em prol de determinada cartilha política, postura extremamente contraditória em relação à proposta da democracia.

    • #6229

      Pra mim, todas as imagens são chocantes e terríveis, mas a número 11 me chamou a atenção porque infelizmente as feministas se dedicam demais, lutam demais, fazem muito por todas as mulheres do planeta e ainda são humilhadas e usam de má fé para destruir e desacreditar no movimento. Na figura 11, nos chamam de fedidas, nojentas, vomitamos besteiras, somos feias e invejosas, inclusive temos inveja de nossas coleguinhas e nossa feiura é genética porque nossos pais são feios, não é fácil admitir, mas é assim mesmo que os machistas e fascistas nos classificam. Isso tem nome, é MEDO das feministas.

    • #6231
      Silvia Fasioli
      Participante

      TODAS as imagens. Não há nenhuma que se sobreponha, para mim. O ato final, que é o feminicídio, para mim é resultado de todas essas atitudes, valores, conceitos e construções. Para mim, todas juntas representam as várias faces da misoginia e do passe livre das práticas mais cruéis do machismo, em todos os setores e mídias.

    • #6233

      Na minha visão violência está representada em todas as imagens aqui demonstradas, pois cada uma representada de forma diferente porém a gravidade final é na mesma intensidade quadros que levam mulheres a morte(feminícidio). Todas com representatividades misogínica, terrível, lamentável.

    • #6235
      Ariana
      Participante

      Todas essas imagens são impactantes e representam a misoginia em seus diversos vieses, porém a imagem doze, infelizmente, no nosso país da atualidade, representa e encoraja este tipo de pensamento/comportamento reprovável.

      • Esta resposta foi modificada 1 mês atrás por Ariana.
    • #6237

      Imagem 7 – Essa imagem me mostra a manifestação de desprezo ou ódio contra o feminino; limitação à emancipação profissional, econômica, social ou intelectual da mulher . Esse conceito abarca os sentimentos de desprezo, preconceito, repulsa e aversão às mulheres e ao que remete à dúvida da competência profissional da mulher, com salários reduzidos . Todo esse acúmulo histórico de desvalorização ao gênero feminino foi passado à nossa sociedade atual. Por meio dos esforços, lutas e movimentos feministas, as mulheres conquistaram cada vez mais respeito , até mesmo no campo profissional e passaram a ser mais valorizadas, mas a luta continua….

    • #6239

      Pra mim, a imagem 3 era a que mais retratavam o desprezo às mulheres (de forma velada que se reflete nas práticas sociais cotidianas desiguais), porém, ao ler a imagem 11, ficou claro o ódio expresso através das palavras.

    • #6241
      Vera Vieira
      Mestre

      Imagem 6, pois demonstra a mais cruel consequência das relações assimétricas entre mulheres e homens – a violência de gênero -, com a construção social da superioridade e domínio masculino. Com isso, os homens depreciam e odeiam as mulheres, levando ao crime de feminicídio. Essa construção social de milênios, vem sendo reforçada pela cultura. Pode e deve ser desconstruída.

    • #6242
      Vera Vieira
      Mestre

      Imagem 6, pois demonstra a mais cruel consequência das relações assimétricas entre mulheres e homens – a violência de gênero -, com a construção social da superioridade e domínio masculino. Com isso, os homens depreciam e odeiam as mulheres, levando ao crime de feminicídio. Essa construção social de milênios, vem sendo reforçada pela cultura. Pode e deve ser desconstruída.

    • #6243

      Realmente todas as imagens retratam de maneira muito evidente como a misoginia é algo muito comum em nossa sociedade, em seus diversos aspectos. Mas, fico com a imagem 20, pois ela retrata o quanto essa problemática é antiga. É impressionante como a ideia da mulher como inferior ao homem é forte em nossa sociedade. Me espanta como isso vem de longe, e ainda hoje, apesar de tantas conquistas realizadas pelas mulheres, ainda é tão real essa inferioridade do sexo feminino na mente das pessoas. Isso nos mostra que é algo enraizado na cultura humana, e o quanto essa problemática é difícil de ser vencida. Mas mostra também, que mais que nunca, não podemos desistir das lutas contra a misoginia.

    • #6247

      Ao olhar as imagens aquela que mais me afetou foi a 10 porque o simbolismo que ela retrata me tocou mais profundamente. Foi a imagem que me fez refletir sobre o impedimento de se expressar, de não ter voz, ter que silenciar sobre o que vivencia, ficando assim sem opção para soluções.

    • #6249
      mylenamelo
      Participante

      Ambas as imagens expressão a misoginia, mostrando as várias maneiras com que a misoginia ocorre diariamente.

    • #6250

      Imagem 19 – Dilma Roussef sofreu uma série de ataques por parte da imprensa, deputados, senadores e até mesmo da população. Qualquer descontentamento e insatisfação utilizaram a justificativa de ser uma mulher, ficou claro o quanto o machismo está enraizado em nossa sociedade e o quanto as mulheres ainda sofrem ao ocupar lugares de destaque e poder.

    • #6251
      Lucilene Cruz
      Participante

      infelizmente preciso escolher o 12, pois este homem é o mais repugnante ser que existe e entrou na presidente, alias colocaram o. Ele tem um comportamento: com comentários, ações desrespeitosas á mulheres, homossexuais, etc. desrespeito com o ser humano, com os e as brasileiras em todo momento, é totalmente contra e acabou com todo o social montado a população, questões ambientais, alimentíciasaprovando todo produto agrotoxico que em muitos paises não utilizam a muitos anos, enfim. Ser despresivel que ignora o mínimo a quem precisa, e não vou falar nem em corrupção em desmontes de instituições que garantiam um serviço a agricultores…

    • #6252

      É difícil, muito difícil! Se formos analisar cada imagem encontramos misoginia implícita e também explícita!
      me dói ver toda essa violência e todo esse “poder” masculino. Não podemos nos calar diante a qualquer tipo de abuso/violência.

    • #6254
      Vanuza BC Duarte
      Participante

      A imagem 11, que na verdade é um texto foi a que mais me tocou e machucou profundamente. A minimização das mulheres que não possuem um rostinho bonito x as que possuem só embasa a teoria de que as mulheres são criadas para competir umas com outras e zero sororidade.
      Comentários como este da imagem machuca a alma e impede que muitas mulheres lutem por dias melhores e por respeito.

    • #6276

      No momento, a imagem 22. Uma vez que no momento atual em que vivemos, estamos por mais tempo imersos na realidade virtual, a qual estabelece padrões inatingíveis na maioria das vezes, que adoece a mente e o corpo. Acredito ser de extrema importância o estudo sobre os corpos das mulheres, e o que as mesmas pensam sobre padrões impostos pela cultura.

    • #6278

      Todas são muito representativas. Mas a imagem 12 é , atualmente o símbnolo maior da misoginia.

    • #6282
      Maria Carolina
      Participante

      A imagem 1, pois são ofensas cotidianas que provavelmente todas as mulheres alguma vez já ouviram algum tipo de frase machista que continha tais conceitos pejorativos.

    • #6291
      Zeza Lopes
      Mestre

      Todas as imagens demonstram uma forma de violência contra as mulheres, mas a imagem 4 é a que escolho para expressar que a misoginia é fruto de uma forma de pensar, sentir e organizar a sociedade, denominada sistema patriarcal, uma visão milenar presente ainda hoje no inconsciênte coletivo de homens e mulheres, aliado incondicional do sistema capitalista, seu maior aliado. Acredito que é possível descontruir o patriarcado, investindo fortemente na educação das nossas crianças; na defesa dos marcos legais conquistados (enquanto um sistema de garantia de direitos contra todas as formas de violência – gênero, geracional, racismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, xenofobia ou qualquer outra forma que oprima o ser humano -), na união de mulheres e homens contra um sistema de crenças 1) etnocentrico – racista, classista e o respeito ao modo de vida e garantia de direitos dos povos ancestrais -, 2) endocentrico – machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, xenofobia ou qualquer outra forma de exclusão do ser humano viver uma vida digna para todos, todas e todxs. Lembrando o conceito de interseccionalidade que denuncia o peso da violência quando os tipos de violência se sobrepõem, ou seja, mulher/negra/pobre/lesbica/deficiente….

    • #6292
      Zeza Lopes
      Mestre

      Todas as imagens demonstram uma forma de violência contra as mulheres, mas a imagem 4 é a que escolho para expressar que a misoginia é fruto de uma forma de pensar, sentir e organizar a sociedade, denominada sistema patriarcal, uma visão milenar presente ainda hoje no inconsciênte coletivo de homens e mulheres, aliado incondicional do sistema capitalista, seu maior aliado. Acredito que é possível descontruir o patriarcado, investindo fortemente na educação das nossas crianças; na defesa dos marcos legais conquistados (enquanto um sistema de garantia de direitos contra todas as formas de violência – gênero, geracional, racismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, xenofobia ou qualquer outra forma que oprima o ser humano -), na união de mulheres e homens contra um sistema de crenças 1) etnocentrico – racista, classista e o respeito ao modo de vida e garantia de direitos dos povos ancestrais -, 2) endocentrico – machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, xenofobia ou qualquer outra forma de exclusão do ser humano viver uma vida digna para todos, todas e todxs. Lembrando o conceito de interseccionalidade que denuncia o peso da violência quando os tipos de violência se sobrepõem, ou seja, mulher/negra/pobre/lesbica/deficiente….

    • #6295
      Rosiane Pereira Melo
      Participante

      Todas as imagens simbolizam a misoginia e contribuem com os altos índices de feminicidio . Mas a imagem 1 representa todas as outras em apenas uma imagem.

    • #6297

      Todas as imagens são chocantes. Mas a 12 me causa muito desconforto, já que é um Presidente da República e ele acaba concentrando em si mesmo todas as outras imagens. É um misógino completo. Um homem que odeia as mulheres, que nos causa a morte, a fome, o medo e a insegurança. Ele resume em si o sistema patriarcal e capitalista.

    • #6301
      Marli Parada
      Participante

      A misoginia e a violência contra a mulher se encontram representadas em todas as imagens. A figura 12 é mais chocante, por que este homem deveria se comportar como um estadista, respeitando o cargo que ocupa, e tendo a consciência e responsabilidade de levar à população a desconstrução dos preconceitos contra a mulher, infelizmente não é assim que se comporta!!

    • #6302
      Sandra Carvalho
      Participante

      Todas apresentam situações das quais a mulher esta sempre em desvantagem. Mas as 12 diz bem o que tem levado muitas mulheres refletir mais e mais qual o nosso papel na sociedade e o que muitas tem enfrentado no seu cotidiano, tendo como presidente uma pessoa que não respeita, não tem a menor simpatia por mulheres que o questione ou o faça perceber que o lugar da mulher é onde ela quiser e como ela quiser ser.

    • #6308
      [email protected]
      Participante

      Todas as imagens são terríveis, chocantes. Escolhi as imagens 10 e 20 pois mostram o perpetuar da visão de inferioridade e subalternidade das mulheres na História da humanidade até a atualidade. Em um determinado momento, aquelas que se insubordinavam ou não tinham o comportamento esperado para as mulheres, sofriam as maiores violências ou eram mortas. A imagem 10 mostra a influência do sistema patriarcal até nossos dias. Ainda muitas mulheres vivem situações terríveis de violência e têm que se calar, são desestimuladas às vezes até pela família para não denunciarem ou até mesmo são impedidas de se separar. Ainda é frequente o dito popular ” Ruim com ele, pior sem ele”, perpetuando as injustiças sociais vivenciadas pelas mulheres, como ficou evidente durante a pandemia, com o agravamento da violência contra as mulheres e o aumento do número de feminicídios. São imagens chocantes.

    • #6311

      Todas as imagens mostram a aversão ou repulsa pelas mulheres, cada imagem fala de um determinado lado da violência, mas a imagem 7 é muito forte a humilhação, o dedo em riste, o xingamento…

    • #6313

      Todas as imagens nos remetem à misoginia. Considerando que este é um tema a ser amplamente debatido devemos sempre ficar atentas na defesa dos direitos das mulheres.

    • #6314
      Rosa Sant Anna Paiola
      Participante

      Todas as imagens são terrivemente misóginas, mas, a de número 11 é muinto ferina, triste e me causou muita indgnação.Como pode um ser humano pensar assim? Nossa luta é longa, temos muito a se fazer pelo direito e respeito as mulheres.

    • #6346

      Difícil escolher apenas uma imagem, várias delas nos remetem a memórias e simbolos da misoginia na prática do dia a dia. Ainda vemos cotidianamente a presença desse ódio contra a mulher que permeia o social e as relações humanas mais intimas.

    • #6382
      Patricia Lemos
      Participante

      Escolho a imagem 10 por retratar os inúmeros danos que as agressões verbais e demais formas de violência podem afetam e também destruir a vida de uma mulher e marcar uma sociedade

    • #6405
      Joédna Fernandes
      Participante

      Foi difícil escolher dentre tantas imagens mas a de número 20 para mim é muito significativa, pois mostra que a violência contra mulher , o desprezo pelo feminino e a objetificação dos nossos corpos vêm se repetindo desde de milhares e milhares de anos muito antes da chamada ” civilização”, na pré história no tempo dos homens das cavernas em diferentes sociedades vemos através de pinturas nas cavernas, nas artes e outras formas de comunicação como a misoginia já violentava a nossa existência.Os tempos mudaram e com isso as formas de violência apenas mudaram de forma e infelizmente continua existindo, as vezes de forma mais sutil mas sempre está presente.

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.