Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Exercício 2: Assista aos vídeos e analise como as diferenças entre as duas ministras impactam a vida das mulheres.

Home Fóruns Perspectivas feministas sobre a democracia brasileira Exercício 2: Assista aos vídeos e analise como as diferenças entre as duas ministras impactam a vida das mulheres.

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7042

      Assista aos vídeos e analise como as diferenças entre as duas ministras impactam a vida das mulheres.

    • #7194
      alinegcoutos
      Participante

      Enquanto a ministra Damares Alves, representante da extrema direita brasileira, reforça estereótipos de gênero que se coadunam com padrões moralistas e cerceadores dos direitos de meninos e meninas, a ministra Cida Gonçalvez sublinha a necessidade de inconformidade a esses mesmos padrões, que contribuem para a perpetuação da violência contra mulheres e meninas no Brasil.

    • #7209
      Zeza Lopes
      Mestre

      A Damaris nos envergonha e representa o pensamente mais retrógado da cultura patriarcal. O mais grave foi esta pessoa ter ocupado um cargo tão importante… Mas com a atual Ministra Cida Gonçalves, voltaremos a realizar nossas conferências de políticas públicas para as mulheres, corrigindo os desvios, resgatando e reconstruindo nossos serviços de defesa da Mulher na condição que precisam voltar a funcionar. CHEGA de FEMINICÏDIO!

    • #7213
      Priscila Pinheiro
      Participante

      O Brasil possui índices vergonhosos de violência contra mulher que culmina em muitos casos em feminicídios. A fala da ex-ministra Damares perpetua bases machistas que reforçam estereótipos e fortalece a violência de gênero tão presente em nosso país, a postura de Damares, enquanto ocupante de um importante cargo político, traz um retrocesso para as lutas e conquistas das mulheres. Em contraponto, a fala da atual ministra, Cida Gonçalvez, traz em seu discurso o reconhecimento de todo um escopo de problemas e barreiras enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira, entretanto, a ministra se coloca ciente e atuante no combate ao papel submisso da mulher na sociedade, enfrentando toda e qualquer forma de discriminação e violência. Um Estado que reconhece e luta pela equidade de direitos torna-se uma importante ferramenta de combate a violência e exclusão da mulher na sociedade.

    • #7218
      Fatima
      Participante

      Não há como não perceber a diferença entre as duas, seja no quesito conhecimento e politização, seja no quesito comportamento e respeito no que tange aos gêneros.
      O impacto que a ex-ministra deixou carimbado negativamente em nossas vidas foi pesado demais, mas, com a atual ministra Cida Gonçalves, teremos a oportunidade de resgatarmos nossas dignidades atravessadasem varias temáticas importantes às mulheres, valores, confiança em nós mesmas e força para continuarmos lutando juntas, contra a desigualdade de gêneros que tentaram aprofundar no governo anterior.

    • #7241
      Lucilene Cruz
      Participante

      Diferenças gritantes entre ambas! Damares vergonha para nós mulheres… que tanto já lutamos para ver mudanças realizadas e desfeitas, palavras ofensivas e atitudes negativas em todo o seu ministrado no governo genocida! Fala machista, extremamente negativa, desrespeitosa… Difícil, nojo! E a atual ministra Cida como nós, pensa, fala e trás a tona as lutas que tivemos a muitas décadas que se perdeu no ultimo desgoverno. Cida permitindo o resgate do continuidade das oportunidades que tivemos e com certeza obteremos novamente, temos que acabar com a violência, diminuir ao máximo que puder, o feminicídio que só aumenta. Espero que Cida através de nossas boas energias que emanamos a ela, possa fazer acontecer o melhor para as mulheres, trabalhe com este tema gênero positivamente, mulheres, meninas, … positivamente acredito nela!

    • #7248
      Leticia Garces
      Participante

      A culpa e o medo de revelar a violência sofrida resulta, ter um corpo, um espaço, mar-cado e delimitado e sofrer todas as consequências advindas dessa marca. Assim, corpos de mulheres violados significa “[…] muito mais do que uma experiência física de dor e de subju-gação moral, mas compromete seu futuro, na medida em que um corpo marcado pela violência afeta como ele é interpretado também pelos outros […]”. (CAMPOS, SILVA 2021, p. 110).

    • #7252
      Suelem Lima Benicio
      Participante

      Temos ministras comprometidas com a estruturação de sociedades onde o papel das mulheres são vistos de forma diferente. A ex-ministra estava e esta comprometida com a manutenção e ao aprofundamento de uma sociedade patriarcal, que entende que as mulheres devem estar submetidas as estruturas desiguais de poder em relação aos homens. A atual Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, conduz a sua atividade e do ministério que conduz para combater o patriarcado e promover uma vida mais equânime para mulheres em todos os campos da vida social (trabalho, saúde, segurança pública, educação etc).

    • #7257
      Vera Vieira
      Mestre

      educadora

    • #7258
      Vera Vieira
      Mestre

      educadora

    • #7260
      felipesm
      Participante

      A ex-ministra exemplifica, com muita clareza, as metas e os valores do conservadorismo, nenhuma ambição de mitigar a desigualdade de gênero, o foco é apenas em reforçar padrões socias que vão muito além de meras cores. Fica claro que, com “vestem rosa”, ela realmente queria dizer que mulheres devem ser femininas, “ajudantes do marido”, figuras suaves, românticas, domésticas, etc. Já a atual ministra, Cida Gonçalves, além de evidenciar os esforços do ministério para trazer mais segurança, também faz um papel conscientizador.

    • #7263

      Os discursos da ex-ministra Damares, tão machista e diminuto, demostrou o quanto o pais continua imerso na cegueira que visa dar continuidade ao patriarcalismo. Devido à grande dificuldade de inserir o tema feminismo num mundo tipicamente machista, revanchista, patriarcal, dominante e segregador, sem sombra de dúvidas é de fundamental importância que os debates e discussões sobre gênero continuem cada vez mais presentes e fortes na sociedade. A problematização, os debates, à apropriação dos estudos da categoria, objetivando expor os desafios e promover conhecimento, uma das armas mais poderosa que nós, feministas, temos em nosso favor. As discussões em torno do machismo, revelam as praticas de políticas sociais que segregam e expõe a falta de respeito pela transversalidade de gênero.

    • #7265
      marianalicori
      Participante

      O uso de mulheres pela direita e extrema-direita para fortalecerem os discursos deles e enfraquecerem movimentos feministas é amplamente conhecido e antigo. A Damares foi usada como uma ferramenta deles e, através do machismo estrutural, é alguém que deve acreditar que faz parte “deles”. Enquanto, a ministra Cida está mais alinhada com pensamentos que respeitam a individualidade e identitarismo de cada um.

    • #7271
      Virginia Lazzarini
      Participante

      Trata-se de duas posturas bem diferentes. A min. Damares – ministra sem Ministério, pois ele deixou de existir no governo anterior – é um retrato da violência de gênero, reproduzindo o patriarcalismo e machismo que imperam em nosso país em que a misoginia foi amplamente demonstrada por falas e atitudes do presidente. Nesse anterior governo houve um retrocesso em diversas áreas (cultura, saúde) com a mulheres perdendo direitos arduamente conquistados.
      A nova ministra Cida Gonçalves resgata a defesa das políticas de prevenção e de apoio às mulheres (todas as mulheres) em situação de violência.

    • #7275
      SabrinaAbbas
      Participante

      A ex-ministra Damares ao dizer que menina veste rosa e menino veste azul, como explicado no próprio vídeo,” o rosa representa a cor das flores, por isso seria delicado igual ao que se espera de uma menina, e o azul representa o céu, a imensidão, o todo, e por isso deve ser a cor do menino”, reduz a luta contra as diversas discriminações, pois demonstra o quanto o conservadorismo pode ser nocivo e ameaçar pessoas. A grande tragédia dessa fala são os números que revelam a violência sofrida por aqueles que nao se encaixam na heteronormatividade.
      A fala da atual ministra Cida Gonçalves é completamente oposta, pois ela preza pela diversidade, pelo respeito a todas as pessoas: pessoas cis, trans, negras, com deficiência, não binários, de diferentes idades e de diferentes classes sociais. Todas merecem respeito!

    • #7282
      Suely Ruiz
      Participante

      As diferenças entre as falas das Ministras são gritantes. Enquanto Damares trás um discurso bem ideológico e de gênero e bem superficial , sem propostas e ações efetivas de garantia de direitos Humanos, a ministra Cida em seu pronunciamento além de exaltar a importância dada as mulheres no Governo Lula, apresenta dados e propostas para modificar a realidade vivenciada pelas mulheres no Brasil

    • #7285
      ademara85@hotmail.com
      Participante

      O discurso da ministras se diferenciam em sua essência, sendo que enquanto Damares reforça o modelo patriarcal com estereótipos machistas, a ministra Cida busca uma reflexão crítica do papel ocupado pela mulher na sociedade, suas consequências e incentivo a luta para que as mulheres alcancem igualdade perante os homens. Infelizmente sabemos que o discurso machista de Damares reflete o pensamento de boa parte da sociedade, incentivando alienação, por isso sabiamente a ministra Cida traz um fala de respeito, empatia e crítica a situação atual das mulheres na sociedade brasileira.

    • #7289
      Gizzellesp
      Participante

      Na minha visão não há como analisar… não tem o que analisar seriamente; essa Damares foi colocada nesse cargo como mais uma fantoche para ficar disparando absurdos e retrocessos ridículos, inadmissíveis, apenas com intuito de manter os mais simples ocupados com essas questões, para distrair as atenções, “cortina de fumaça”, enquanto “passavam a boiada” como outro ministro inadequado para o cargo, dizia; e assim, com esse teatro de horrores, mantendo as cabeças de conservadores ocupadas, passavam boiadas; o que realmente importava estava sendo vilipendiado!

    • #7290

      Acredito que impacta bastante. Antes de Damares, o Brasil vinha avançando nas políticas para as mulheres. Após o golpe e eliminação da Secretaria Especial, a condução de Damares ao ministério foi estratégico, para a manutenção do facismo. E sim, uma parcela da sociedade compra esses discursos das vestimenta como determinantes, deixa as mulheres ainda mas expostas as violências. Especialmente pela falta de apoio e acolhida, muitas mulheres recuaram no propósito de remper com o ciclo da violência, porque a Damares tinha muitos apoiadores.
      Com a volta de um governo democrático do presidente Lula são retomadas as políticas efetivamente para mulheres, ter no governo a Ministra Cida Gonçalves, com o tempo, e a retomada da agenda das mulheres, acredito que retomaremos nossa pauta e a sociedade esqueça essa história de meninas vestir rosa e meninos, azul, só par fazer as disfarçar a enorme ausência de políticas que foi o que aconteceu com o Brasil nas mãos de fascistas. Agora, estamos novamente na era Lula logo sentiremos as mudanças emplementadas

    • #7295
      Maria Basaglia
      Participante

      O primeiro vídeo desnuda o que uma parte (considerável) da sociedade pensa. Por trás do rosa está a submissão e por trás do azul o poder. Muita gente ainda pensa que as mulheres, apesar de poderem estudar e trabalhar ainda precisam casar e ter filhos (e ser boa “dona de casa” junto com tudo isso) para ser reconhecida como uma pessoa adequada no mundo.
      O segundo vídeo coloca as iniciativas para diminuir a desigualdade de poder entre homens e mulheres. Criar mais políticas para o fortalecimento das mulheres ajudando-as a sobreviverem e sustentarem suas famílias com menor dificuldade; favorecer a participação política para que as demandas femininas entrem nas pautas é um passo importante. Contudo ainda falta muito para uma mudança mais efetiva e consolidada. Não adianta as mulheres serem 70%, 80% 100% do Congresso Nacional, se ainda comprarem macacãozinho azul quando forem visitar os sobrinhos recém-nascidos, ainda que levem na sacola uma camiseta rosa para os irmãozinhos mais velhos. Se ainda não receberem pagamento pelo tempo investido no cuidado com a maior parte das tarefas domésticas, com filhos e filhas, idosos/as ou pessoas doentes na família. Enquanto forem convencidas de que fazem tudo isso por amor. As políticas públicas são o mínimo necessário. Mudar a cultura é a meta a longo prazo.

    • #7298
      Mirella
      Participante

      Percebemos a nítida diferença de como são tratadas a vida das mulheres. O primeiro vídeo fortalece a submissão das mulheres em relação aos homens. O patriarcado. O segundo vídeo pelo contrário, empodera as mulheres. Expõe as iniciativas para diminuir as desigualdades entre os gêneros, que ainda são muitas.

    • #7305
      lclima1
      Participante

      O impacto na vida das mulheres é alarmante quando colocamos a ex-ministra e a atual lado a lado. Enquanto a primeira está estimulando a desigualdade entre homens e mulheres, a outra está buscando a nossa equidade frente às mazelas estruturais dessa sociedade.

    • #7309
      Rosane
      Participante

      As ministras tem suas formações. Assisti a Ministra Cida no Programa, Roda Viva, da TV Cultura, achei ela bem coerente, certa do que tem a fazer no Ministério.

    • #7313
      vittoria
      Participante

      É gigante a diferença de um vídeo pro outro, não apenas nas palavras e comportamento, mas nas ações que ambas as ministras tem a partir dos ministérios. A importância das políticas públicas na vida das mulheres, da atenção a pesquisas, números e dados, mas sobretudo à realidade é imensa, e dentro disso, é necessário que os órãos públicos estajam alinhados a essas realidades. É um alívio, depois de anos tão sombrios para nós mulheres, ter alguém a frente dessa pasta que pensa em nós de forma ativa, real e comprometida.

    • #7316
      Leilane
      Participante

      Dois polos opostos. Ideologias exclusivas e inclusivas. Uma aprisiona outra liberta. Informacao e educacao sao fundamentais

    • #7324
      Amandafms1905
      Participante

      É nítida a diferença de comportamento entre as duas ministras em relação a seu papel frente da defesa dos direito das mulheres. Enquanto a primeira usa de sua religião para deturpar tais direitos, a segunda trabalha de acordo com a postura que o cargo exige buscando sanar os problemas das mulheres do país por meio de políticas públicas.

    • #7327

      “Meninos usam azul e meninas usam rosa.” Quanto simbolismo há nessa frase? É como se nos dissesse: que tudo permaneça como antes (o agora ainda é cheio do antes, mas avançamos e avançaremos muito mais…). Do outro lado, uma ministra que contextualiza a importância das mulheres, as desigualdade entre elas e os homens e a necessidade da igualdade com políticas públicas – algumas em andamento e tantas outras a serem pautadas.
      E cá estamos para construir o mundo que queremos!

    • #7329
      jkohari
      Participante

      No primeiro vídeo, Damares reforça estereótipos de gênero há muito descontruídos por movimentos feministas que trazem a necessária discussão de gênero para o debate dos conflitos sociais e suas implicações para as violências que sofrem as mulheres; violência essa que Damares parece ignorar. Já no segundo vídeo, a ministra Cida Gonçalves fala abertamente das violências sofridas pelas mulheres que passam também pela questão de gênero.

    • #7330
      Bia Avila
      Participante

      O video da Damares demonstra que os últimos 4 anos durante o govenro bolsonaro houve a construção de um planejamento e de uma pauta da extrema direita com a finalidade de alcançar a toda a população, promovendo a misoginia, o racismo, o capacitismo, a transfobia, e toda a forma de ódio à diferneça

    • #7341
      carollq
      Participante

      O vídeo da antiministra Damares demonstra como a questão de gênero que perpassa violências contra mulheres e pessoas LGBTQIA+ foi tratado no Brasil durante os quatro anos de um governo conservador-liberal, o vídeo da ministra Cida mostra a nova perspectiva de mudança e reconstrução de políticas públicas que problematizem gênero, raça e classe de forma interseccional.

    • #7349
      Vanessa Prates
      Participante

      O primeiro vídeo demonstra a política sexista promovida pelo governo Bolsonaro, quando nega não apenas direitos as pessoas que não pertencem ao gênero masculino, mas fixa estereótipos, caracteres, quadrados, funções que cada gênero (e como um bom político retrógrado, reconhece apenas os gêneros biológicos macho e fêmea, negando não apenas direitos, mas a própria existência aqueles que não se enquadram). Para além disso, o primeiro vídeo mostra que tal estereótipo vem sendo perpetuado na história e seu nascedouro já vem com uma demonstração de machismo e preconceito. O segundo vídeo, demonstra a ruptura com a prática institucionalizada do sexismo e do machismo, mesmo que não haja o cumprimento das promessas feitas ou que a política proposta não seja a defendida no vídeo da atual ministra das mulheres, temos um governo que não estampa a bandeira do preconceito, que zela para não perpetrar atitudes discriminatórias que reverberam por Brasília e atingem todas as mulheres do nosso pais. É inegável que as falas e atitudes do governo anterior, em especial do presidente e da ministra Damares, deram respaldo para diversas agressões, discriminações, violações de direitos e entre outras condutas que afetaram e macularam as mulheres brasileiras.

    • #7362
      Maurice Silvestre
      Participante

      A ex ministra Damares tinha como objetivo perpetuar as desigualdades de gênero, defendia ui padrões machistas e patriarcais que em nada contribuía para o combate a violência contra a mulher, pelo contrario, somente fomentava essa violência. Hoje, com a derrota de todo o projeto de governo a que ela servia, felizmente temos uma ministra que cumpre com papel esperado para esse ministério que é buscar e investir esforços na superação das violências de genro.

    • #7389
      Anaiza de Sousa
      Participante

      É nítida a diferença de posicionamento, Ministra Damares em relação a manutenção do padrão do patriarcado o que aumenta cada vez mais a violência contra a mulher. Ao passo que a Ministra Cida com uma visão mais humanista e um olhar para o combate a violência de gênero.

Visualizando 32 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.