Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Pelas explicações contidas no vídeo, o que diferencia o crime de feminicídio de outros assassinatos de mulheres?

Home Fóruns Feminicídio na América Latina Pelas explicações contidas no vídeo, o que diferencia o crime de feminicídio de outros assassinatos de mulheres?

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6338

      Pelas explicações contidas no vídeo, o que diferencia o crime de feminicídio de outros assassinatos de mulheres?

    • #6342
      Silvia Fasioli
      Participante

      O que diferencia o feminicídio de outros assassinatos de mulheres é o contexto. O feminicídio é causado pela discriminação e pelo desprezo pela mulher, diferente da violência urbana que atinge a ambos os gêneros. Vale ressaltar que o feminicídio geralmente acontece no âmbito familiar, e é premeditado, precedido por outros tipos de violência contra a mulher. É um crime de ódio e precisa ser tipificado.

      • #6436
        Joédna Fernandes
        Participante

        O fato de que o feminicídio evidência um contexto muito específico das circunstâncias dessa morte que é o crime cometido em razão do ser mulher, do gênero feminino.

    • #6345

      A morte no caso dos feminicídios trazem características específicas, fazendo parte de um contexto de violência contra a mulher por ela ser mulher. O gênero torna se um fator motivador do homicídio, refletindo um ódio pelo gênero feminino.

    • #6348
      Rosiane Pereira Melo
      Participante

      Feminicidio é um crime cometido por ódio, misoginia, descriminação, menosprezo , repulsa e manifestação de ódio contra mulher pelo simples fato de ser mulher. Atinge todas as classes sociais geralmente praticado no âmbito domiciliar .

    • #6365
      Maria Carolina
      Participante

      O feminicídio como muito bem explicado no vídeo é um crime cometido contra as mulheres pelo simples fato de serem mulheres, ou seja, é uma violência de gênero, que se diferencia dos outros modos de assassinatos de mulheres, pois ocorre por motivos fúteis, muitas vezes relacionado com o sentimento de posse que os homens sentem terem sobre os corpos femininos, é um crime que busca evidenciar que por se ter perpetuado por tanto tempo que as mulheres eram propriedades dos homens, que estes se acham no direito de denegrir, violentar, mutilar e até matar as mulheres.

    • #6368
      Lucilene Cruz
      Participante

      O crime de feminicídio é cometido pelo homem para com uma mulher no âmbito familiar; geralmente ex-marido, ex-namorado e acontece quando ele na maioria das vezes não aceita a separação, o termino pela mulher do relacionamento. Uma circunstância de gênero, cometido com uma mulher por ódio, deprezo, desvalor a essa mulher, por ela ser mulher, simplesmente. Por ele querer continuar dominando, mandando, querer ser o dono da mulher e não aceitar o rompimento. A mulher como se fosse objeto do homem, na visão dele.

    • #6369
      Marli Parada
      Participante

      A diferença entre o feminicídio e os outros crimes contra a mulher, é que o feminicídio é praticado pelo ódio à mulher, é um crime sexista, é praticado por alguém que teve algum relacionamento amoroso ou conhece a mulher.
      Os outros crimes contra a mulher, não ocorrem por ela ser mulher, não é um problema de gênero, mas sim algo decorrente da violência urbana estabelecida nas cidades.

    • #6385
      Patricia Lemos
      Participante

      O feminicidio está baseado no ódio contra a mulher, ato misógino, mesquinho, descabido e que em tantas situações induzem ao pensamento de que a mulher seria a culpada da sua própria morte na tentativa de justificar um crime tão bárbaro. Quando uma mulher sofre feminicidio, todas as mulheres são afetadas pelo medo e pela insegurança.

    • #6388

      A motivação, se é que posso colocar dessa forma, pelo feminicídio ocorrer é diferente ao homicídio. Feminicidio geralmente acontece a partir de alguma relação próxima com o criminoso, já o homicídio por sua maioria são casos com pessoas fora do convívio, como por exemplo em uma briga de transito, assalto, etc.

    • #6393

      Entendi que o feminicídio é acontece pelo sentimento da misoginia que é a aversão, repulsa, ódio, desprezo pelas mulheres, quem pratica o feminicídio acredita que as mulheres são inferiores aos homens, que têm que viver em subserviência, subordinação é dependente. A diferença do crime de feminicídio com outros assassinatos é que no feminicídio as mulheres são assassinadas pelo simples fato de serem mulheres. Muitas vezes o ódio é tanto que o assassino chega ao ponto de mutilar o órgão genital feminino, ás vezes destrói seu rosto de menina ou mulher, muitas vezes a violência sexual vem seguida de morte. É o atentado contra a vida da mulher por circunstancia de gênero.

    • #6411
      Zeza Lopes
      Mestre

      A diferença do crime de feminicídio dos outros assassinatos de mulheres está determinado pela motivacão que levou o assassino cometer esse crime. Ou seja, uma bala perdida, um assalto que culminou em morte mas que poderia ter ocorrido também se fosse um homem não é considerado feminicício. Mas todo assassinato de mulher que tiver como motivação um sentimento de ódio pelas mulheres, ou de posse por parte do companheiro que não aceita a separacão, ou por parte de um sistema que realiza a exploração sexual com o tráfico para fins de exploracão sexual ou contrabando de orgãos, isso é considerado feminicídio.

    • #6414

      O que diferencia o crime de feminicídio de outros assassinatos de mulheres, diz respeito as circunstancias de género e motivação para o crime, ou seja, por exemplo – roubo seguido de morte bala perdida, ou pelo simples fato de ser mulher, dando maior ênfase aos casos em que a violência ocorre em ambiente domiciliar. Não acredito que devemos tipificar os crimes por relevância, porém com a tipificação, através da Lei 13.104 /2015, reconhece-se que há sim diferença entre os crimes, reforçando a existência de uma comunidade marcada por estruturas patriarcais. Através desta diferenciação se faz possível, pensar sobre politica publicas específicas que possam proporcionar mudanças nas relações de gênero.

    • #6426

      O Feminicidio acontece quando se trata de assassinato a mulheres envolvendo violência doméstica e familiar ou discriminações sofridas devido a condição de mulher. O feminicidio é diferente de assassinatos convencionais que ocorrem no dia a dia, mesmo contra mulheres, como assalto, violência no transito, nas ruas, entre outros.

    • #7226
      Vera Vieira
      Mestre

      (educadora)

    • #7231
      Vera Vieira
      Mestre

      (educadora)

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.