Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Em sua opinião, por que a misoginia leva ao assassinato de mulheres?

Home Fóruns Feminicídio na América Latina A raiz do problema e as estatísticas Em sua opinião, por que a misoginia leva ao assassinato de mulheres?

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6226

      Em sua opinião, por que a misoginia leva ao assassinato de mulheres?

    • #6245

      A misoginia é o ódio ou aversão as mulheres. O ódio é uma emoção motivadora e traduzida através da violência. O medo é um sentimento difícil de racionalizar, sucumbindo em emoções negativas e reativas. A misoginia traduz o repulsa que os homens tem pelo feminino e sua “fragilidade”. O frágil não é aceitável no mundo dos homens, contradiz suas crenças de que só se pode conquistar pela força.

      • #6435
        Joédna Fernandes
        Participante

        A misoginia é a aversão, desprezo, raiva e ódio às mulheres, acredito que este seja o pai de todos os preconceitos também o mais antigo e mais letal e tráz consigo um discurso de que a mulher seria inferior ao homem e por isso deve ser dominada, subjugada, humilhada, reibaxada, violentada e assassinada. A misoginia não conhece limites ela está nos discursos, piadas, nas representações, até mesmo na legislação e nas práticas de violências sobre as mulheres simplesmente por serem mulheres…

    • #6258
      Lucilene Cruz
      Participante

      As mulheres precisam ser tratadas com respeito, com equidade e historicamente a mulher sempre foi rebaixada pelos homens; homens se apropriaram de tudo e a mulher não tem direito a nada. Misoginia mata pela estupidez daquele que não se coloca igual, quer ser o melhor e a mulher a “nada” para eles, porque a mulher é muito mais em tudo, pensa, faz e não precisa deles em alguns momentos. e acredito que isso o deixa mais odioso porque é doente. Não raciocina, mas premedita a morte para tirar do caminho, porque a mulher vai e faz!

    • #6279

      As mulheres por muitos anos eram vistas como moeda de troca, mercadoria, posse. E o homem sempre esteve em posição de poder. o que leva infelizmente aos homens cometerem tais crimes por acharem que tem posse sobre a mulher, e que elas devem ser submissas a ele. Mulheres eram vistas como o sexo frágil, incapaz, etc.
      A história não pode servir de desculpa e justificativa para esses atos criminosos, e sim ser usada como argumentos para combater a misoginia.

    • #6281

      O sistema patriarcal se caracterizava pela máxima autoridade concedida ao homem (patriarca) da família, delegando à mulher uma posição secundária. O sentimento de superioridade define a base psicológica dos comportamentos masculinos nocivos em relação às mulheres. Assim, a misoginia é um sentimento de aversão patológico pelo feminino, que se traduz em uma prática comportamental machista, cujas opiniões e atitudes visam o estabelecimento e a manutenção das desigualdades e da hierarquia entre os gêneros, corroborando a crença de superioridade do poder e da figura masculina pregada pelo machismo. O sentimento de superioridade e poder revela sentimentos de aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres e pelos valores femininos. Assim, estes sentimentos levam à prática de feminicídio.

    • #6294
      Zeza Lopes
      Mestre

      A misoginia leva ao assassinato de mulheres por ser uma forma de violência culturalmente toledara por um Estado omisso, fazendo de parte de uma estrutura que faz dos corpos aniquilados das mulheres uma fonte de renda. Quando a misoginia ocorre nas relações familiares torna-se ainda mais grave e complexo porque envolve relações afetivas e de dependência. Estamos falando de um tipo de violência que evolui gradativamente, impunimente, gerenciada por um sistema de crenças morais, religiosas. e uma constância nas ocorrências, oscilando entre momentos de paz e guerra. A impunidade intensifica o nível de risco até elvar à morte.

    • #6299

      A misoginia leva ao assassinato das mulheres porque nossa sociedade naturaliza opressão e o ódio contra as mulheres, através de situações que vão desde piadas até menores salários. Com essa naturalização, muitas de nós não percebe ou não consegue dar um basta na violência ou buscar ajuda até se transformar em algo pior, podendo chegar à morte.

    • #6300
      Rosiane Pereira Melo
      Participante

      Por que a misoginia caracteriza uma forma de violência, aversão, repulsa, desprezo e ódio contra mulheres manifestando se por meio de violência fisica, piscicologica , sexual, moral e seu ápice é o feminicidio.

    • #6305
      Marli Parada
      Participante

      Misoginia é o resultado da construção de uma sociedade alicerçada no patriarcado, onde os homens mandavam e às mulheres só restava obedecer. Nas Ordenações Filipinas primeira legislação existente no Brasil, era autorizado o marido a castigar e até a matar a sua mulher. Para se desconstruir este defeito moral na sociedade,muito tem se feito, mas pouco resultado foi obtido. Necessário trazer mais informação, educação e conscientização à sociedade. Construir e ensinar desde o berço a igualdade entre homens e mulheres.

    • #6307
      luizalacava
      Participante

      A misoginia ensina que as mulheres são inferiores aos homens. No momento em que se estabelece essa hierarquização, torna-se permitido para o homem sentir ódio e repulsa contra o gênero feminino. Age-se de acordo com esses sentimentos em uma cadeia lógica, ao sentir ódio e repulsa a violência é “justificada”, assim como o assassinato. Como é uma teia cultural, o homem também acredita que não será julgado pelo seu crime, o que, infelizmente, ainda acontece nos sistemas judiciários e na mídia. O homem, principalmente, homem branco é facilmente perdoado. Buscam-se motivos na mulher, que não se comportou da maneira que o patriarcado espera, para justificar sua morte e não no homem que a matou.

    • #6309

      Porque moralmente o machismo continua fazendo vítimas, pra mim a misoginia é o machismo reforçado, é um ódio, repulsa maior pelas mulheres, é a certeza de que mulheres são inferiores aos homens , que homens podem tudo e mulheres não podem nada, é inclusive a certeza da impunidade.

    • #6312

      A sociedade patriarcal em que coloca o homem como o centro da família e da sociedade nos trouxe como consequência, o sentimento de posse de homens sobre corpos e vidas de mulheres. Tal sentimento e e cultura, contribui para que mulheres sofram uma série de violências no cotidiano, sempre com tais justificativas.

    • #6315
      Maria Carolina
      Participante

      A misoginia é a representação do ódio dos homens sobre as mulheres e leva ao assassinato destas quando as posturas, as falas, o modo de viverem suas próprias vidas, vai de encontro ao oposto do que está estruturado socialmente de como deve ser a postura do feminino. Sendo assim, o patriarcalismo e o machismo se veem ameaçados de modo que o único modo de se defenderem é através da desvalorização das mulheres, da retirada dos seus direitos e como fim mais cruel a retirada da vida dessas mulheres.

      • Esta resposta foi modificada 2 anos, 9 meses atrás por Maria Carolina.
    • #6341
      Silvia Fasioli
      Participante

      A misoginia é um problema estrutural, naturalizado e aceito socialmente, é a materialização escancarada do patriarcado. Essa “naturalização” abre precedentes para o feminicídio, já que a sociedade dominada pelos homens (cis, hetero e branco, principalmente) não percebe a discriminação, as diferenças, o ódio, a inferiorização e todos os tipos de discursos que ofendem as mulheres diariamente; e, quando percebem, consideram normal ou até mesmo correto. Uma sociedade que acha normal tanto discurso de ódio acaba por banalizar e aceitar o assassinato de mulheres pelo fato de serem mulheres. Discursos que culpabilizam as mulheres e piadinhas que a sociedade considera “inocentes”, condenando como “mimimi” todo tipo de questionamento contribuem para o assassinato de mulheres, tendo como estopim o mais inferior, bárbaro e primitivo descontrole pelo medo de que sejamos iguais em direitos e lugar social.

    • #6344
      Ariana
      Participante

      Leva ao assassinato de mulheres porque o homem misógino não aceita, e tem aversão, às Mulheres plenas (independentes, que ocupam uma posição de liberdade na sociedade ), e só aceita a existência de Mulheres-Objetos, ou seja, entendem que o Poder e a Liberdade apenas devem ser atribuídos ao gênero masculino, e que as mulheres não passam de objetos de um homem (filha, namorada, esposa). Por essa razão, quando essas mulheres tentam exercer seu papel pleno na sociedade, este tipo de homem se sente fragilizado, e tende a cometer violências contra as mulheres (violência de gênero), pelo simples fato de serem mulheres.

    • #6367
      Marli Parada
      Participante

      A misoginia leva à objetificação, à depreciação, ao descrédito das mulheres , como também faz com que ocorra os vários tipos de violência, por ser o ódio contra as mulheres.
      Este ódio leva ao feminicídio, que é o assassinato de mulheres, pelo simples fato de serem mulheres, e quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar e, atos de discriminação sexista.

    • #6384
      Patricia Lemos
      Participante

      Toda essa violência contra a mulher traduz a misoginia presente e tolerada, naturalizada em algumas falas e ações de grupos de pessoas que nem ao menos sabem o valor e os direitos das mulheres.

    • #6404

      A misoginia leva ao assassinato de mulheres, pois ainda é um tabu falar sobre gênero, em locais como as escolas. Enquanto não utilizarmos como ferramenta contra a violência contra as mulheres, a educação – possibilitando a reflexão sobre quem são as mulheres atingidas pelas violências, imersas em contextos históricos, identificando a verdadeira construção deste fenômeno, originadas de uma cultura patriarcal que ainda se perpetua no país, a violência irá continuar em larga escala.

    • #6425

      Como trouxe o vídeo, a ideia de que o homem se torna exaltado pela sociedade, diante de uma vida sexual ativa, e a mulher diferente disso diminuída, torna a misoginia como algo tolerável por nossa sociedade, o que favorece o assassinato de mulheres. Existe, mais que nunca, a necessidade de ações que favoreçam a reflexão dessa questão em nossa sociedade e da necessidade de garantia dos direitos das mulheres como seres humanos dignos de viverem em igualdade de direitos em uma sociedade machista.

    • #7225
      Vera Vieira
      Mestre

      (educadora)

    • #7230
      Vera Vieira
      Mestre

      (educadora)

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.