Joédna Fernandes
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Joédna FernandesParticipante
Eu amei a metodologia e dinâmica das aulas, as profissionais são altamente capacitadas e muito acolhedoras.
30/07/2021 às 13:56 em resposta a: Pelas explicações contidas no vídeo, o que diferencia o crime de feminicídio de outros assassinatos de mulheres? #6436Joédna FernandesParticipanteO fato de que o feminicídio evidência um contexto muito específico das circunstâncias dessa morte que é o crime cometido em razão do ser mulher, do gênero feminino.
30/07/2021 às 13:47 em resposta a: Em sua opinião, por que a misoginia leva ao assassinato de mulheres? #6435Joédna FernandesParticipanteA misoginia é a aversão, desprezo, raiva e ódio às mulheres, acredito que este seja o pai de todos os preconceitos também o mais antigo e mais letal e tráz consigo um discurso de que a mulher seria inferior ao homem e por isso deve ser dominada, subjugada, humilhada, reibaxada, violentada e assassinada. A misoginia não conhece limites ela está nos discursos, piadas, nas representações, até mesmo na legislação e nas práticas de violências sobre as mulheres simplesmente por serem mulheres…
Joédna FernandesParticipanteTipificar significa determinada conduta em crime e no código penal brasileiro não há crime sem tipificação anterior á ele. Com a tipificação do crime de feminicídio é levado em conta que o crime praticado contra a mulher acontece por sua condição de sexo e gênero feminino o que tem ocorrido em grande escala em nossa cultura e que antes era uma violência atroz mas totalmente naturalizada pela sociedade e pelo sistema de justiça que classificava como crimes passionais ou crimes da paixão, assim nós mulheres seguimos sendo exterminadas indiscriminadamente por agressores que em sua maioria das vezes não aceitavam e ainda hoje não aceitam o fim do relacionamento ou quando percebem que podem perder ou perderam o controle sobre os corpos e decisões dessas mulheres vítimas de inúmeras violência dentro do ambiente doméstico e não apenas. Com a tipificação também ficou claro que se trata de um crime de ódio, um ódio mortal, uma intolerância que precisa ser cessada para que toda mulher tenha o seu direito garantido de terminar um relacionamento abusivo e não ser morta em razão dele.
Joédna FernandesParticipanteFoi difícil escolher dentre tantas imagens mas a de número 20 para mim é muito significativa, pois mostra que a violência contra mulher , o desprezo pelo feminino e a objetificação dos nossos corpos vêm se repetindo desde de milhares e milhares de anos muito antes da chamada ” civilização”, na pré história no tempo dos homens das cavernas em diferentes sociedades vemos através de pinturas nas cavernas, nas artes e outras formas de comunicação como a misoginia já violentava a nossa existência.Os tempos mudaram e com isso as formas de violência apenas mudaram de forma e infelizmente continua existindo, as vezes de forma mais sutil mas sempre está presente.
Joédna FernandesParticipanteEstenderia a carga horária .
Joédna FernandesParticipanteA carga horária podia ser mais estendida, seria maravilhoso!🌻
Joédna FernandesParticipanteO curso agregou muita informação e conhecimento para as participantes sem dúvida o que é muito relevante tanto para a auto proteção/prevenção das violências, empoderamento e emancipação das mulheres. A equipe de profissionais extremamente competentes e atenciosas, o conteúdo e a dinâmica do curso foram muito eficazes.
Joédna FernandesParticipante100%
Joédna FernandesParticipanteNão consigo ver as imagens.
28/06/2021 às 10:47 em resposta a: Como a ferramenta “interseccionalidades” poderia ser utilizada para a aplicação na análise de um grupo de estudantes ou professoras? #6171Joédna FernandesParticipanteAcredito que este conceito utilizado como ferramenta pode ser muito bem aproveitado para avaliar e entender os múltiplos marcadores sociais de classes, gênero, raça dentre outros e mensurar as vulnerabilidades destes.
Joédna FernandesParticipanteO tema, a didática, as bibliografias e as profissionais maravilhosas.
Joédna FernandesParticipanteCarga horária.
Joédna FernandesParticipanteAumentava a carga horária do curso, pois é um tema muito valioso.
Joédna FernandesParticipanteSem dúvida que às mídias e redes sociais são importantes ferramentas de disseminação e afirmações das campanhas de proteção, informação e fortalecimento das mulheres na atualidade para o enfrentamento da violência de gênero e proteção das mulheres, meninas e crianças. Se usada de forma responsável e consciente pode ser usada como forma de empoderamento e prevenção de violências mas também o contrário pode acontecer.
Exemplo de campanha que conheço é a do Sinal Vermelho.Joédna FernandesParticipanteA imagem 2 me remete á solidariedade entre mulheres como forma de sororidade motivada pelos motivos feministas, quando mulher ajuda levantar outra mulher, no entanto, há várias formas de ser solidário.
-
AutorPosts