Dinâmica de Integração [1]

Visualizando 62 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5149

      Deixe a sua resposta, com o número da imagem escolhida e a sua reflexão.

    • #5216
      Daluz Fonseca
      Participante

      Imagem 12 – A imagem reflete a personalidade no sentido de ajuda mútua, de crescimento pessoal e entendimento de que podemos ser felizes no coletivo com a energia e a luz direcionada a superar as adversidades da vida

      • #5435
        Fernanda.Kelly
        Participante

        Imagem 10 – percebo que ela ilustra o que nós mulheres lutamos para combater que é a violência. A necessidade de poder ser nós mesmas. Reflete a luta de milhares de mulheres que almejam viver sem medo.

    • #5278

      A imagem 5 mostra que a União faz a força, que juntas conseguiremos chegar onde queremos e merecemos. Com muita garra, luta e força de vontade .

    • #5434
      daphnesoares
      Participante

      Imagem 11- percebo que ela ilustra meu lado extrovertido, colorido e de quem gosta de estar entre amigos, algo que ficou comprometido no último ano por conta da pandemia. Demonstra também meu sentimento de coletividade, de estar entre meus pares, entre sorrisos, na tentativa de alegrar os dias.

    • #5440

      Imagem 9: Me identifiquei porque atuo na rede pública de educação e essa imagem me trouxe uma retrospectiva de toda reflexão que fizemos no início da quarentena. Lembro que surgiram os cadernos para a Educação Infantil que propunham atividades com materiais que provavelmente as famílias nem tinham em casa; junto com ele a reflexão sobre como estariam nossas crianças em casa, será que têm o mínimo para comer? Sobreviver? Fiquei pensando o quanto aqueles cadernos desconsideravam totalmente a realidade das crianças das escolas públicas. Foi um fato marcante para minha trajetória profissional, pois percebi ao mesmo tempo o alcance e a limitação das minhas ações. A pandemia acentuou as desigualdades, principalmente alimentares, e isso pesa para mim que fico entre o direito das crianças à uma alimentação saudável (para muitas, aquela que acontece na escola) e o direito dos profissionais à vida (com colegas em greve que se recusam a trabalhar presencialmente na escola durante a pandemia por todos os riscos que corremos).
      Sou uma pessoa que valoriza muito a alimentação, gosto de expressar meu carinho e afeto através dos alimentos: um almoço em família com pratos veganos e saudáveis. Me preocupo com a alimentação daqueles que amo, pois acredito que o alimento é muito mais do que sustento para o corpo, ele evoca emoções, memórias, prazer, afeto, vida.

    • #5441
      Emilly
      Participante

      Imagem 3: Acredito que essa imagem remeta sobre um espirito de liberdade e emancipação, mas que só pode ser alcançado plenamente através da destruição de algumas estruturas. Ainda que na imagem seja apenas uma pessoa, essa libertação ocorre de forma coletiva.

    • #5442

      Imagem 7 – A imagem representa o desejo de liberdade. Estar junto à natureza. O mar simboliza a dinâmica da vida, do nascer do sol ao pôr do sol. Dualidade entre a força e a persistência das ondas do mar e , por outro lado, transmite paz , alegria e tranquilidade. Estar sob o sol, absorvendo e renovando toda a energia positiva.

    • #5443

      Imagem 5 – Ilustra minha vontade de estar em pares e lutar junto.

    • #5444
      Vanessalucas
      Participante

      Imagem 1: A borboleta é considerada o símbolo da transformação, da beleza, representam alegria, liberdade, criatividade e mudança. Seus poderes transformadores também simbolizam a transformação e a evolução. Acredito que reflete a luta de muitas mulheres pela emancipação e empoderamento.

    • #5445

      A imagem 9 , porque na Organização que atuo, temos parceria com o MESA BRASIL que é um porgrama que visa diminuir o desperdício de alimento, então recebemos alimentos como: frutas, verduras, pães dentre outros e desenvolvemos para ás famílias de nosso educandos, e a imagem demonstra muito a felicidade que cada uma expressa ao saber que terão acesso uma salada, um pão para o café ou lanche.

    • #5446
      Cristina A.M.Xavier
      Participante

      Imagem 7, o mar sempre foi para mim, uma renovação.
      Ele sempre se renova, nos dando paz e tranquilidade ao admirá-lo, pois, é assim que me sinto todas as manhãs uma pessoa grata por estar com as forças renovadas ,podendo de alguma forma renovar a vida de outras pessoas.

    • #5447
      Cristina A.M.Xavier
      Participante

      Imagem 7, o mar sempre foi para mim, uma renovação.
      Ele sempre se renova, nos dando paz e tranquilidade ao admirá-lo, pois, é assim que me sinto todas as manhãs uma pessoa grata por estar com as forças renovadas ,podendo de alguma forma transformar a vida de outras pessoas.

    • #5448
      Cristina A.M.Xavier
      Participante

      Imagem 7, o mar sempre foi para mim, uma renovação.
      Ele sempre se renova, nos dando paz e tranquilidade ao admirá-lo, pois, é assim que me sinto todas as manhãs uma pessoa grata por estar com as forças renovadas ,podendo de alguma forma, contribuir para que haja transformação da vida de outras pessoas.

    • #5449
      Suzane L.
      Participante

      Imagem 6- Acho que representa o q todos nós sentimos um pouco, a solidão, principalmente nos dias atuais. No sentindo de estar sozinha para enfrentar e ser forte quando é necessário ter um apoio e isso tem uma profunda importância para mim porque por muito eu me senti assim, hoje não mais.

    • #5450
      [email protected]
      Participante

      Imagem 10- A imagem mostra a indignação sobre um problema de injustiça social vivenciado por muitas mulheres e que, infelizmente, tem sido agravado. Mostra também o apoio às mulheres que vivem esta violência no sentido de não mais se calar. Este é um dos problemas que me levou a estudar as questões das mulheres e de gênero e, infelizmente, apesar dos avanços em termos legais tendo como protagonistas para estes avanços o movimento feminista, ainda persiste este grave atentado aos direitos humanos das mulheres, até a atualidade.

    • #5456
      Iolanda Franquilino
      Participante

      Imagem 3 – A imagem significa pra mim, a liberdade. porque a mulher em situação de violência vive numa prisão sem muros. E esta imagem representa exatamente a liberdade de todas as amaras de um relacionamento abusivo.
      Passei por violência durante 16 anos, há 20 anos estou em liberdade e não existe sensação melhor que ser livre. Amo a liberdade

    • #5458
      Vera Vieira
      Mestre

      Imagem 3: porque reflete a busca e a exigência permanente de liberdade em minha vida. Também me faz lembrar de uma frase de Simone de Beauvoir: “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância!

    • #5460
      Vera Vieira
      Mestre

      Imagem 3: porque reflete a busca e a exigência permanente de liberdade em minha vida. Também me faz lembrar de uma frase de Simone de Beauvoir: “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância!

    • #5468

      A imagem do mar simboliza a dinâmica da vida, os nascimentos, e as transformações. O fluxo e refluxo das ondas do mar me refletem a um estado de força renovada.

    • #5469

      Imagem 7 -A imagem do mar simboliza a dinâmica da vida, os nascimentos, e as transformações. O fluxo e refluxo das ondas do mar me refletem a um estado de força renovada.

    • #5470
      Zeza
      Participante

      Imagem 5 – Acredito na união dos nossos talentos, na força das diferentes frentes de luta em defesa dos direitos humanos, construindo coletivamente um projeto de sociedade que priorize o VIVER BEM, para TODOS, TODAS E TODES..

    • #5473
      amelinha teles
      Participante

      Escolhi a imagem 9 porque me traz a ideia de que poderíamos ter um sistema de saúde e um sistema de segurança alimentar para toda a população, o que poderia evitar muitas das mortes causadas pela pandemia e pela violência do estado (neste caso me refiro ao assassinato de dois jovens negros que furtaram 4 pacotes de carne de um supermercado em Salvador, foram presos e apareceram dois dias depois mortos num porta-malas de um carro e a mãe de um deles disse “meu filho morreu com fome”) ..

    • #5474
      luizalacava
      Participante

      Imagem 5 – reflete algo em que acredito e que tenho como valor de vida – colaboração. Acredito que quando pessoas se unem em prol de uma razão, por quaisquer que sejam os motivos, elas alcançam seus objetivos. Por isso, creio que nós mulheres, juntas, pensando, estudando e batalhando pelo nosso lugar na sociedade, somos capazes de superar as dificuldades que vivemos simplesmente por sermos mulheres.

    • #5477

      Imagem 5 – Cresci em um espaço de comunidade, aprendi desde cedo que possuir uma rede de afetos e apoio é essencial para passar por qualquer dificuldade na vida. E foi no coletivo de mulheres que descobri minha força para ser militante pelos direitos das mulheres e de todos os grupos que sofrem com violações de direitos. Nossa espécie é social, não podemos viver sem a comunidade, mas esse conceito vem se perdendo com o avanço do poder do capitalismo. Precisamos resgatá-lo! JUNTAS SOMOS MAIS!

    • #5483
      Bethânia Galeno
      Participante

      Imagem 9 – Essa imagem representa a autonomia e liberdade, a luta da mulher do campo, que planta e colhe seu alimento e faz a roda da economia girar.
      Diante deste cenário de insegurança alimentar eu celebro a vida das mulheres do campo, que plantam sem veneno e transformam a sua realidade com amor e o cuidado com a terra.

    • #5484
      Lorena Nunes de Lima
      Participante

      Imagem 8 – Atualmente curso mestrado, trabalho numa ilha e percebo que uma rede de pessoas constroem evolução e resistência quanto às relações de gênero. Seja na academia, estudando clássicos como Rachel Soihet, ou conversando com mulheres com histórias de superação é nítida a inquietação com as desigualdades de gênero. E a partir disso redes de apoio, estudo, reivindicações, dentre outras, se formam.
      Aparar de percebemos ataques a conquistas pela igualdade, sabe-se que é com a comunhão de pessoas que reunimos forças para seguir.

    • #5485
      Lorena Nunes de Lima
      Participante

      Imagem 8 – Atualmente curso mestrado, trabalho numa ilha e percebo que uma rede de pessoas constroem evolução e resistência quanto às relações de gênero. Seja na academia, estudando clássicos como Rachel Soihet, ou conversando com mulheres com histórias de superação, é nítida a inquietação com as desigualdades de gênero. E, a partir disso, redes de apoio, estudo, reivindicações, dentre outras, se formam.
      Apesar de percebemos ataques a conquistas pela igualdade, sabe-se que é com a comunhão de pessoas que reunimos forças para seguir.

    • #5486
      Rosangela Duarte
      Participante

      A imagem 7 tem o significado que sempre haverá paz e luz no fim do túnel e a imagem 5 é que nunca estamos , sozinhos, mas que precisamos de paz e equilíbrio para contribuir com os outros, sendo essencial termos nosso momento para seguir com a solidariedade humano genérica,.

    • #5487
      Jerusa Lopes
      Participante

      Imagem 2: A partir dos processos de perdas e lutos que atravessaram minha vida, decidi mudar de carreira e investir em uma nova profissão que consequentemente me levou a outros lugares de reflexão, sobretudo da nossa condição de mulheres frene aos cuidados e expressões do luto, os enfrentamentos que elaboramos diante tantos rompimentos de vínculos, que ultrapassam as mortes físicas e contemplam as mortes cotidianas, simbólicas.

    • #5488

      Escolhi a imagem 5, ela me remete a rede de apoio, ajuda, auxílio, mulheres apoiando mulheres.

    • #5489
      Bruno Marioto Soares
      Participante

      Imagem 14:
      Me trás sentimentos em relação aos direitos de igualdade, respeito. Conquistas em relação as políticas públicas do lgbtqia+ e a eterna conquista da luta pelos direitos, ser reconhecido em uma sociedade excludente.
      Sei que ainda temos um longo percurso para percorrer, mas e o começo de uma história reconhecida, em um conto de violações de direitos.

    • #5492

      Imagem 8 – essa imagem me faz pensar em diversidade, cuidado, pesquisa, não sei exatamente porque nessas coisas já que nenhuma delas está explícita na imagem.

    • #5493

      Imagem 4- O respeito à diversidade e a todas as construções familiares, sem preconceitos, sem julgamentos, sem o olhar pela ótica pessoal, mais pelo total respeito ao socia coletivol.

    • #5494

      Imagem 4- O respeito à diversidade e a todas as construções familiares, sem preconceitos, sem julgamentos, sem o olhar pela ótica pessoal, mais pelo total respeito ao social coletivo.

    • #5495
      Ana Amelia
      Participante

      Imagem 5 – penso na luta de mulheres, unidas, independente de sua cor/raça, classe social, orientação sexual.

    • #5496

      8 são mulheres unidas, juntas em sororidade. Isso é muito importante para mim, me sinto acolhida e apoiada em grupos como este e espero que todas as mulheres venham a ter essa rede. Trabalho com mulheres em situação de violência doméstica e familiar e percebo como esses grupos seriam importantes para elas.

    • #5497
      Michelle Totina
      Participante

      Imagem 4. Me mostra a diversidade das estruturas familiares às quais estamos inseridas, e que são inseridas diariamente em decorrência do avanço moderno das relações familiares.

    • #5498
      Maurice Silvestre
      Participante

      A imagem 13 me remete a luta pelo fim da violência contra a mulher, uma bandeira pela qual tenho lutado desde que iniciei a faculdade de serviço social a cerca de 10 anos.

    • #5499

      Imagem 8 – A imagem escolhida me transmite uma perspectiva de respeito, de diálogo e de apoio mútuo. Ao apresentar perfis diversos, como o de uma mulher muçulmana, de uma mulher negra etc., todas e todos juntas e com máscara, em respeito ao momento presente, com a piora da pandemia, me remete ao que espero com o curso e também na vida: poder multiplicar as redes de contatos e de ações. Quase escolhi a imagem que remete ao luto (pelo momento atual), mas, ao olhar a imagem 8, que traz uma possibilidade de esperança, com a alusão ao respeito étnico, religioso, de gênero, com as normas para preservar a saúde etc., a escolhi, justamente por ser o impulso que nos fortalece no momento presente.

    • #5500
      barbarajohas
      Participante

      Imagem 14- Escolhi a imagem porque ela reflete um pouco o que penso sobre a luta social pela igualdade, no meu entendimento essa é uma luta coletiva e que passa necessariamente pela participação política da sociedade civil. Penso que as questões de gênero, raça, sexualidade precisam ser pensadas em conjunto se pretendemos de verdade avançar rumo a uma sociedade mais igualitária e livre.

    • #5562
      victoriaperes
      Participante

      Me identifiquei com a imagem 12 por ser um campo de girassois acredito que se assemelhe ao que estou vivendo no momento

    • #5573

      Imagem 04 – traduz a necessidade do reforço a todo tempo da diversidade, do respeito a pluralidade para entendimento dos outros conceitos e respeitar cada um e cada uma de seu jeito e com suas opções.

    • #5587

      Imagem 8 – A imagem escolhida me transmite uma perspectiva de respeito, de diálogo e de apoio mútuo. Ao apresentar perfis diversos, como o de uma mulher muçulmana, de uma mulher negra etc., todas e todos juntas e com máscara, em respeito ao momento presente, com a piora da pandemia, me remete ao que espero com o curso e também na vida: poder multiplicar as redes de contatos e de ações. Quase escolhi a imagem que remete ao luto (pelo momento atual), mas, ao olhar a imagem 8, que traz uma possibilidade de esperança, com a alusão ao respeito étnico, religioso, de gênero, com as normas para preservar a saúde etc., a escolhi, justamente por ser o impulso que nos fortalece no momento presente.

    • #5594
      Eliene Coelho Silva
      Participante

      Eliene Coelho Silva – Imagem 10 reflete minha personalidade. Sou uma mulher independente, convivente, mae de 02 filhos, universitária, parda e militante. Diante do alarmante quadro de violências contra mulheres e das quais já fui e sou vitima, é hora de da basta! Chega. A não aceitação em muito contribui para nossa libertação. Assim, não so digo basta, não aceite, ainda estou num movimento de mulheres lutando para o empoderamento, a mulher na politica, lutas pelas politicas públicas, etc. É preciso lutas por dias melhores.

    • #5620
      camila santos
      Participante

      na imagem 5, representa o fortalecimento dde mulheres, que podem levantar e ajudar outras que estão passando por determinadas situações de abuso ou violência.

    • #5626

      Girassol . Sobre força, encontrar a luz.

    • #5630

      Imagem 1: As borboletas refletem o colorido da vida. Uma transformação do ser humano, seus medos, seus segredos e suas dores.
      Em cada transformação estão os nossos sonhos…nunca parar, colorindo sempre por onde passamos. A vida é bela e nós temos que ser o autor desta maravilha.

    • #5639
      Anaile
      Participante

      Imagem 7 – Natureza e liberdade. Essa é a nossa essência.

    • #5647
      tania gomes
      Participante

      A imagem 3 é aquela com a qual mais me identifico. Ela me passa uma sensação de liberdade, de poder de escolha, algo que sempre disseram não ser inerente ao mundo das mulheres, mas que, no entanto, sempre vi como um direito de cada uma de nós. Ao longo de toda a minha vida tenho lutado por receber a vida de braços abertos.

    • #5654
      Louise
      Participante

      IMAGEM 14
      Esta imagem reflete muito da minha vivência. Participar de movimentos, estudos, situações que militam pelos civis da comunidade LGBTQIA+ ou que celebram as maneiras dissidentes de se existir. Acredito que a situação da imagem é uma parada da diversidade, evento que marca e fortalece perante à sociedade a condição de luta e afirmação da potência das vidas. Além disso, essa imagem me remete à união de corpos, felicidade, exaltação do sentido de comunidade, o que sempre me trouxe ânimo.

    • #5700
      MichelleFaria
      Participante

      Escolho a imagem 5, pois reconheço que unidas as mulheres podem lutar contra o sistema opressor que nos atingir de forma sutil e devastadora.

    • #5718

      Já respondi.

    • #5752

      Escolhi a imagem 1 por conter borboletas que simbolizam a transformação e liberdade.

    • #5777

      Imagem 05, aquelas mãos diversas, de várias cores, vários tamanhos e com certeza com diversidade de gênero, mãos que podem fazer deste planeta um lugar melhor pra se viver, mãos unidas no combate ao machismo, a homofobia, a lesbofobia, ao racismo, a xenofobia e a tudo aquilo que nos oprimem e nos matam.
      Mãos que nos tiram do abismo, que assinam leis que beneficiem a vida de uma nação, mãos que se unem pra fazer uma roda e celebrar a vida, mãos que se unem para grandes conquistas, mãos de quem acredita na vida.

      VIVA A DIVERSIDADE, VIVA A AMIZADE

    • #5792
      Maria Malaquias
      Participante

      Esta imagem é muito representativa para mim, sou uma mulher negra, mãe, feminista que tenho lutas diarias contra a violência de gênero e raça.

    • #5881
      Cida
      Participante

      Imagem 7 – São lembranças de adolescência como estudante, viajando de barco para São Luís – MA, e no período das férias voltando para minha terra Guimarães – MA. Em barcos rústicos, 6-8 horas de viagem, em um mar intenso, muito grande, sem qualquer proteção. Era de sentir muito medo.

    • #5915
      Soraia Oliveira
      Participante

      Imagem 3 – penso que reflete um momento importante da minha vida de quando eu me percebi mulher. Isso aconteceu quando eu estava em uma viagem sozinha, pelo exterior. Até os 30 anos, eu vivi relações em que eu fui muito infantilizada e tratada como um ser frágil, que precisava ser protegido. Sair dessa relação e me jogar no mundo, me permitiu enxergar o quanto sou forte e que eu posso ocupar o lugar que eu quiser.

    • #5931
      Larissa Almeida
      Participante

      Imagem 3: Me trás em mente a liberdade que toda mulher pode ter a partir do momento que se desvincula de seu agressor.

    • #5938
      Rosangela Duarte
      Participante

      Imagem 6
      As vezes é necessário estamos despidos de nós mesmos para podermos realizarmos nosso trabalho com maestria.
      Estamos sozinhos para é essencial no momento de reflexão das nossas ações.
      Lidar com o aer humano é delicado .
      Para isto é importante buscarmos entendimentos de nossas ações que muitas vezes são falhas mesmo vc não querendo errafo.
      Mas somos humanos.
      Temos que refletir !

    • #5978
      Alan Lima Santos
      Participante

      A imagem 10 representa a decisão de sair de um ambiente de violência familiar. Nessa decisão, por vezes, são sopesados: dependência econômica, guarda e educação dos filhos, impressão social e familiar em relação à separação. Tudo isso exerce uma força quase irresistível e, é por isso, que as instituições e órgãos públicos, instituições sem fins lucrativos devem fornecer o suporte que essas mulheres precisam, se e quando for necessário.

    • #6077
      Lucilene Cruz
      Participante

      Imagem 7 – Vejo esta imagem do oceano, mar, areia, praia, como uma possibilidade de megulhar profundamente dentro de nós mesmas, buscando se conhecer, onde no intimo existem muitas coisas a conhecer e trazer de dentro pra fora obtendo um olhar amoroso e construtivo. Deixando brotar e fluir o que incomoda a ser trabalhado transferido para que possa transformar no belo. Vejo isso em toda mulher, um oceano de possibilidades de se conhecer e se fortalicer em si e em outras mulheres, permitindo que muitas possam se banhar no conhecimento uma da outra e transmitindo a muitos outros que queiram também se conhecer e juntar como uma só, as vezes desaguando em locais onde possam ir e vir como as águas do mar se renovando a cada ida e vinda a areia! Dinamica da vivencia de cada um e uma e tudes!!

    • #6140
      ANA PAULA BRITO NUNES
      Participante

      Imagem 5, que reflete a junção de mãos de mulheres. Mulheres de diversas etnias, unidas, possivelmente em prol do empoderamento de outras tantas. Acredito na igualdade de gênero construída a partir da nossa união, do fortalecimento de nossas tantas causas, para assim construirmos o ideal de mundo que queremos.

    • #6172
      Joédna Fernandes
      Participante

      Não consigo ver as imagens.

Visualizando 62 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.