Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Como a ferramenta “interseccionalidades” poderia ser utilizada para a aplicação na análise de um grupo de estudantes ou professoras?

Home Fóruns A violência de gênero e suas interseccionalidades Conceito de Interseccionalidades Como a ferramenta “interseccionalidades” poderia ser utilizada para a aplicação na análise de um grupo de estudantes ou professoras?

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4936

      Escreva abaixo sua resposta

    • #5561
      Zeza Lopes
      Mestre

      Penso que associar informacoes à uma discussao sobre as experiências pessoais, provocando um olhar na história geracional da familia( de onde vieram, como viviam e qual era o contexto social e politico da época.

    • #5596

      Ela poderia ser utilizada para analisar todas as vulnerabilidades que as estudantes e professoras são atravessadas.

    • #5599

      Seria utilizada para compreender a questão da sobreposição de identidades de gênero, opressão, discriminação e dominação que acontecem com as mulheres negras.

    • #5625

      Penso que a ferramenta seria útil para ampliar o olhar sobre as desigualdades sociais. Numa roda de conversa ou estudo que perpasse os direitos humanos, por exemplo, o conceito possibilita agregar um olhar mais aprofundado e ao mesmo tempo mais amplo sobre quais são as assimetrias que marcam as vidas de determinados grupos sociais. Será que o/a morador/a da favela está lá só porque é pobre? A mulher vítima de feminicídio foi morta só por causa de ciúme? A maioridade penal para nossa realidade brasileira é algo positivo? Entre outras tantas temáticas para refletir a realidade brasileira.

    • #5632
      Ana Amelia
      Participante

      Acredito que discussões pautadas, ou como base, nas interseccionalidades são extremamente importantes para ampliação e aprofundamento de questões sobre desigualdades, vulnerabilidades, violências. É a partir dessa ferramenta que é possível perceber e fazer uma reflexão crítica sobre pessoas e grupos, suas condições e situações mais ou menos desfavoráveis, subordinados, explorados, violentados.

    • #5645

      a partir de experiências cotidiana, mensurando as questões sobre desigualdades e vulnerabilidade.

    • #5653
      Vera Vieira
      Mestre

      A partir da análise das interseccionalidades existentes no grupo – identidades de gênero, raça, etnia, classe social, geração, localização geográfica, necessidades especiais, haveria a conclusão de como a sobreposição de vulnerabilidades afeta as epssoas.

    • #5685
      Louise
      Participante

      A teoria interseccional investiga como fatores de ordem social, econômica, cultural, política etc estruturam as desigualdades, e a partir dela é possível analisar como determinadas identidades/ grupos enfrentam sobreposições de opressão.

    • #5696
      Fernanda.Kelly
      Participante

      A partir da análise de interseccionalidade é possível entender as múltiplas opressões, além de compreender que o lugar de fala de cada indivíduo é multirreferenciado a partir de suas experiências.

    • #5706

      Por meio da reflexão, disponibilizada por intermédio da ferramenta interseccionalidades, os estudantes e professores podem chegar a importantes informações, que disponibilizarão meios de ações e mesmo intervenções diante de situações cotidianas na vida de pessoas que vivam vulnerabilidades que comprometam seu bem estar e garantia de seus direitos.

    • #5715
      Bruno Marioto Soares
      Participante

      Os estudantes podem utilizar na identificação de suas demandas e dificuldade no decorrer de seu processo de formação e os professores como identificador de pontos a serem melhorados para atender as necessidades dos alunos em sala de aula.

    • #5731

      A partir do cotidiano a avaliação da resolução das demandas relacionadas a vulnerabilidades, preconceitos , violações de direitos.

    • #5738

      Considero fundamental considerar a ferramenta da interseccionalidades na Educação. Um ponto que pode ser pensado é incluir, tanto por parte das alunas e dos alunos, como por parte das professoras e dos professores, bibliografia de autoras negras de fora do contexto eurocêntrico.

    • #5760

      Poderia ser usada para analisar as vulnerabilidades que todos aquele tanto professores como alunos vivenciam no seu cotidiano.

    • #5783

      Não faltará ferramentas para análises, é conflito, opressão e discriminação em todos os espaços que se anda, no Brasil é o que não falta. Violencia no campo, desmatamentos, invasões em terras indígenas e quilombolas, preconceito racial, o machismo que mata todos os dias, a intolerancia religiosa, a homofobia, xenofobia, lesbofobia, a exclusão social tão arraigada nessa atual conjuntura onde o ódio se faz presente, enfim, haja análise, em se tratando da atual conjuntura política onde todos os dias o povo perde sua soberania com as privatizações, com a perda de direitos conquistados ás custas de sangue, suor e lágrimas.

    • #5809
      Maria Malaquias
      Participante

      Na identificação das demandas decorrentes de suas vivencias dos grupos referente aos opressões referente aos preconceitos , violações sofridas e partir avaliar as vulnerabilidades e desigualdades

    • #6085
      Lucilene Cruz
      Participante

      Importante para se ter um olhar mais aprofundado de desigualdade, gênero, violência, enfim perpessa por todo o direito humano que todo e qualquer pessoa tem, como grupos podem enfrentar seus problemas diversos, como superar sofrimentos, aprendizado em conhecimentos diversos, vivências, trocas…

    • #6144
      ANA PAULA BRITO NUNES
      Participante

      A interseccionalidade é importante ferramenta para que possamos perceber que muitos fatores atravessam as diversas experiências – sejam elas de gênero, raça, de geração, de território ou de classe. Por isso é importante dinamizar esses cruzamentos na identidade das pessoas, especialmente as mulheres.

    • #6171
      Joédna Fernandes
      Participante

      Acredito que este conceito utilizado como ferramenta pode ser muito bem aproveitado para avaliar e entender os múltiplos marcadores sociais de classes, gênero, raça dentre outros e mensurar as vulnerabilidades destes.

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.