Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

tamb@terra.com.br

Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • tamb@terra.com.br
    Participante

    É importante tipificar o feminicídio pois deixa claro que o assassinato ocorreu pelo fato de a vítima ser uma mulher. Infelizmente, este crime continua ocorrendo em muitos lares fazendo com que não só as mulheres adoeçam mas @s filh@s fazendo com que alguns meninos, na fase adulta, tornem-se também violentos. Com relação às meninas, pesquisas mostram que podem aceitar a violência quando adultas. Ambos os casos mostram a naturalização da violência contra as mulheres. Tipificar este crime, é importante também para que não possa ser usada a justificativa do Crime da Honra, que era usada para deixar em liberdade os criminosos. Além da importância de tipificar o crime do feminicídio e de termos a Lei Maria da Penha, são necessárias políticas efetivas que levem à desconstrução desta visão da violência contra as mulheres como uma cultura, sendo essencial na educação de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento, na perspectiva dos Direitos Humanos e da igualdade de gênero.

    em resposta a: Dinâmica de integração [3] #6308
    tamb@terra.com.br
    Participante

    Todas as imagens são terríveis, chocantes. Escolhi as imagens 10 e 20 pois mostram o perpetuar da visão de inferioridade e subalternidade das mulheres na História da humanidade até a atualidade. Em um determinado momento, aquelas que se insubordinavam ou não tinham o comportamento esperado para as mulheres, sofriam as maiores violências ou eram mortas. A imagem 10 mostra a influência do sistema patriarcal até nossos dias. Ainda muitas mulheres vivem situações terríveis de violência e têm que se calar, são desestimuladas às vezes até pela família para não denunciarem ou até mesmo são impedidas de se separar. Ainda é frequente o dito popular ” Ruim com ele, pior sem ele”, perpetuando as injustiças sociais vivenciadas pelas mulheres, como ficou evidente durante a pandemia, com o agravamento da violência contra as mulheres e o aumento do número de feminicídios. São imagens chocantes.

    em resposta a: Dinâmica de Integração [1] #5450
    tamb@terra.com.br
    Participante

    Imagem 10- A imagem mostra a indignação sobre um problema de injustiça social vivenciado por muitas mulheres e que, infelizmente, tem sido agravado. Mostra também o apoio às mulheres que vivem esta violência no sentido de não mais se calar. Este é um dos problemas que me levou a estudar as questões das mulheres e de gênero e, infelizmente, apesar dos avanços em termos legais tendo como protagonistas para estes avanços o movimento feminista, ainda persiste este grave atentado aos direitos humanos das mulheres, até a atualidade.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)