Publicações
Lançamento: Percepção de docentes sobre o reforço de estereótipos discriminatórios na prática do ensino fundamental público
- 30/10/2021
- Postado por: Associação Mulheres pela Paz
- Categoria: Acervo Publicações | Podcasts Seminários, Oficinas e Exposições
A discriminação é uma realidade no ambiente escolar, estando presente em maior ou menor grau nas várias dimensões de vivência de docentes e estudantes. As vítimas apresentam uma frequência variada. Os mais diferentes estereótipos culminam em atos e falas explícita ou implicitamente preconceituosas, que podem levar até à evasão escolar e abandono da docência. Esse é o quadro mais geral do levantamento realizado junto a docentes do Ensino Fundamenta l I e II de cidades paulistas, entre elas as quatro mais populosas do Estado – São Paulo, Guarulhos, Campinas e São Bernardo do Campo. Também participaram docentes de Andradina, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Marília, Mauá, Pindamonhangaba, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Suzano. Especialistas no assunto foram ouvidos na fase qualitativa da pesquisa.
A pesquisa intitulada Percepção de docentes sobre a reforço de estereótipos discriminatórios na prática do ensino fundamental público, foi realizada pelo Datafolha, a pedido da Associação Mulheres pela Paz, ONG fundada em 2003, voltada para a equidade de gênero e suas interseccionalidades. O apoio é da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina.
Faça o download da publicação com todas os resultados e outras informações pertinentes.
Download PDF [+]
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.