Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Publicações

Desafios da Educação de Pessoas Jovens e Adultas na América Latina e no Caribe
Versão em Português

A série de podcast intitulada “Desafios da Educação de Pessoas Jovens e Adultas na América Latina e no Caribe” tem cinco episódios, em português e espanhol.

É uma realização da Associação Mulheres pela Paz, do Brasil, com o apoio da REPEM – Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe, e da DVV Internacional da Alemanha.

O objetivo é contribuir com informações úteis para o processo de avanço da luta pela educação de pessoas jovens e adultas de todo o continente latino-americano e caribenho. Essa educação precisa ser digna, inclusiva e permanente, sempre respeitando a diversidade e pluralidade, com as interseccionalidades de classe social, raça, etnia, localização geográfica, orientação sexual e identidade de gênero.

É importante ressaltar que o fundo musical foi gravado gratuitamente, com a música Bella Ciao, pelos artistas: Nelson Cipriano – captação de áudio; Márcia Fernandes: direção musical; Daniel Garroux: violão e cavaquinho; Eric Capucci: escaleta. Agradecemos também a Tempo Filmes, que foi responsável pelas gravações.

1. “O estado da arte da Educação de Pessoas Jovens e Adultas na América Latina e no Caribe” faz um mergulho no histórico desse programa, que é amplamente conhecido como EJA, enfatizando as diversas influências em seu desenvolvimento e sua importância em um continente marcado por ser uma das regiões mais desiguais do mundo.

2.“A interseccionalidade de classe social, gênero, raça, etnia, e localização geográfica (que gera a xenofobia) nos programas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas” é um episódio que foca a interação entre dois ou mais fatores sociais que definem uma pessoa. Questões de identidade como gênero, etnia, raça, localização geográfica ou mesmo idade não afetam uma pessoa separadamente. Ao contrário: combinam-se de diferentes formas, gerando diversas desigualdades. O olhar interseccional aprimora a compreensão dos diversos aspectos que promovem a exclusão na sociedade, possibilitando destacar ainda a importância de desenvolver medidas para a inclusão social, a proteção, a igualdade e a equidade.

3. “A influência da metodologia de Educação Popular e os programas-modelo de Educação de Pessoas Jovens e Adultas na América Latina e no Caribe” descreve e enaltece uma das mais belas contribuições da América Latina ao pensamento pedagógico universal. Isso se deve, em grande parte, à atuação internacional de um dos seus mais importantes representantes: o educador brasileiro Paulo Freire. Ele deixou, por onde passou, as sementes de uma concepção popular emancipadora da educação. Essas sementes germinaram em numerosos grupos e organizações nas últimas décadas, unindo conscientização e organização populares. O episódio também retrata os principais fatores que definem os melhores programas de EJA na região, liderado por Cuba.

4. “A cada 12 anos, o mundo se reúne na CONFITEA” detalha cada uma das sete Conferências Internacionais de Educação de Adultos, que é realizada a cada 12 anos, com o objetivo de debater e avaliar as políticas implementadas para essa modalidade de educação. Enfatiza também as contribuições oferecidas por especialistas do mundo todo em cada uma delas, realizadas nos anos de 1949, 1963, 1972, 1985, 1997 e 2009 e 2022, em diferentes localidades do planeta.

5. “A REPEM e os desafios da Educação de Pessoas Jovens e Adultas na América Latina e no Caribe” é o quinto e último episódio, que aborda a trajetória da Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe, enaltecendo a grande contribuição oferecida e o intenso processo de mobilização, desde o início dos anos 1980 até os dias atuais. Neste episódio, também são detalhados os desafios da EJA, sob a ótica feminista.

Desafíos de la Educación de Personas Jóvenes y Adultas en América Latina y el Caribe
Versión en Español

La serie de podcasts titulada “Desafíos de la Educación de Jóvenes y Adultos en América Latina y el Caribe” cuenta con cinco episodios, en portugués y español.

Es organizado por Associação Mulheres pela Paz, de Brasil, con el apoyo de REPEM – Red de Educación Popular para Mujeres de América Latina y el Caribe, y DVV International de Alemania.

El objetivo es contribuir con información útil para el proceso de avanzar en la lucha por la educación de jóvenes y adultos de todo el continente latinoamericano y caribeño. Esta educación necesita ser digna, inclusiva y permanente, respetando siempre la diversidad y la pluralidad, con las interseccionalidades de clase social, raza, etnia, ubicación geográfica, orientación sexual e identidad de género.

Es importante señalar que la música de fondo fue grabada de forma gratuita, con la canción Bella Ciao, por los artistas: Nelson Cipriano – captura de audio; Márcia Fernandes: dirección musical; Daniel Garroux: guitarra y cavaquinho; Eric Capucci: melódica. También agradecemos a Tempo Filmes, responsable de las grabaciones.

1. “El estado del arte de la Educación de Personas Jóvenes y Adultas en América Latina y el Caribe” se sumerge en la historia de este programa, que es ampliamente conocido como EJA, enfatizando las diversas influencias en su desarrollo y su importancia en un continente marcado por ser una de las regiones más desiguales del mundo.

2. “La interseccionalidad de clase social, género, raza, etnia y ubicación geográfica (que genera xenofobia) en los programas de Educación de Jóvenes y Adultos” es un episodio que se enfoca en la interacción entre dos o más factores sociales que definen a una persona. Los problemas de identidad como el género, el origen étnico, la raza, la ubicación geográfica o incluso la edad no afectan a una persona por separado. Al contrario: se combinan de diferentes formas, generando diferentes desigualdades. La mirada interseccional favorece la comprensión de los diversos aspectos que promueven la exclusión en la sociedad, lo que permite resaltar la importancia de desarrollar medidas para la inclusión social, la protección, la igualdad y la equidad.

3. “La influencia de la metodología de Educación Popular y los programas modelo para la Educación de Jóvenes y Adultos en América Latina y el Caribe” describe y exalta uno de los más bellos aportes de América Latina al pensamiento pedagógico universal. Esto se debe en gran parte a la labor internacional de uno de sus más importantes representantes: el educador brasileño Paulo Freire. Dejó, por donde pasó, las semillas de una concepción popular emancipadora de la educación. Estas semillas han germinado en numerosos grupos y organizaciones durante las últimas décadas, uniendo la conciencia y la organización de base. El episodio también retrata los principales factores que definen a los mejores programas de la EJA en la región, encabezados por Cuba.

4. “Cada 12 años, el mundo se reúne en CONFITEA” es el episodio que detalla cada una de las siete Conferencias Internacionales de Educación de Adultos, que se realizan cada 12 años, con el objetivo de debatir y evaluar las políticas implementadas para esta modalidad de Educación. También destaca los aportes ofrecidos por especialistas de todo el mundo en cada uno de ellos, realizados en los años 1949, 1963, 1972, 1985, 1997 y 2009 y 2022, en distintas localidades del planeta.

5. “REPEM y los desafíos de la Educación de Jóvenes y Adultos en América Latina y el Caribe” es el quinto y último episodio, que aborda la trayectoria de la Red de Educación Popular entre Mujeres de América Latina y el Caribe, exaltando el gran aporte realizado y la intensa proceso de movilización, desde principios de la década de 1980 hasta la actualidad. En este episodio también se detallan los desafíos de EJA, desde una perspectiva feminista.