Publicações
Pesquisadora canadense discute liberdade reprodutiva com lideranças em São Paulo
- 20/12/2024
- Postado por: Associação Mulheres pela Paz
- Categoria: Seminários, Oficinas e Exposições
Simone Bohn, professora e pesquisadora da York University, de Toronto, Canadá, esteve em São Paulo, no mês de dezembro, para entrevistar lideranças e realizar um seminário sobre o tema da liberdade reprodutiva. O seminário aconteceu no dia 9 de dezembro de2024, no San Raphael Hotel, reunindo as principais lideranças que atuam com esse importante tema. A palestra “A conquista da liberdade reprodutiva na Argentina, Colômbia, México e Uruguai: diferentes trajetórias” trouxe experiências relevantes para a luta brasileira. Dentre as lições para o Brasil, destacam-se:
- Importância de uma massa crítica na sociedade como chave de sucesso no legislativo.
– Uruguai: trabalho de formiguinha no Congresso; obtenção de consenso no interior de partidos progressistas e de sindicatos de trabalhadores em torno da causa; produção de documentos técnicos para o convencimento de parlamentares individuais
– Argentina: mobilização de ruas massiva; aliança com outros movimentos. - Ter um chefe do executivo nacional pró descriminalização é um fator essencial (Uruguai e Argentina).
- Estratégia do litígio na Colômbia tem táticas que podem ser emuladas.
- Litígio transnacional (e.g. contra o estado de Baja California, no México) também pode ser profícuo.
O Seminário contou com duas renomadas especialistas – Dra. Albertina Duarte Takiuti e Rebeca Mendes – que atuaram como debatedoras, o que impulsionou as qualificadas intervenções das participantes. A moderação ficou por conta da Dra. Vera Vieira.
As atividades contaram com o apoio logístico no Brasil da Associação Mulheres pela Paz. O financiamento é da Social Sciences and Humanities Research Council of Canada.
Nosso agradecimento especial à Dra. Simone Bohn pela importante colaboração à difícil luta brasileira pela liberdade reprodutiva.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.