Publicações
Lançamento do livro “Tráfico de Mulheres e Meninas: educação popular feminista para implementar políticas públicas”
- 17/12/2019
- Postado por: Associação Mulheres pela Paz
- Categoria: Publicações | Podcasts
Evento de lançamento da publicação aconteceu em 16/12/2019, no Hotel San Raphael, em São Paulo, reunindo lideranças das nove cidade do interior paulista, onde aconteceram as atividades do projeto, fruto de uma emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina.
Esta publicação é um instrumento de multiplicação contendo a experiência do projeto “Tráfico de Mulheres e Meninas: educação popular feminista para implementar políticas públicas”, que foi desenvolvido em dez cidades do estado de São Paulo: Santo André, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São Sebastião, Marília, São José dos Campos, Campos do Jordão e São Paulo. Foram realizadas oficinas, painéis públicos, materiais didáticos e intervenção nos meios de comunicação, com conteúdo alicerçado na constatação de que a trágica realidade do tráfico de pessoas é uma questão de gênero – mais de 70% das vítimas são mulheres – com as interseccionalidades de classe social, raça-etnia, orientação sexual e identidade de gênero. Com as atividades educativas, de articulação de integrantes da rede de serviços, além da conscientização da população em geral, buscou-se implementar ações que visem políticas públicas efetivas nos âmbitos da prevenção, repressão, responsabilização e atendimento às vítimas. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia de educação popular feminista, cuja construção é dialógica, envolvendo lideranças efetivas ou potenciais, com poder de multiplicação, dos diferentes segmentos, que atuam junto a ONGs, órgãos públicos, universidades, instâncias legislativas, além da população em geral.
Esta experiência adiciona-se aos cinco anos de aprofundamento do tema com atividades em todas as regiões brasileiras e uma pesquisa nacional inédita realizada pela entidade intitulada “Percepção da Sociedade sobre o Tráfico de Mulheres”, cujos resultados são a base da atual iniciativa.
Download PDF {+}
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.