b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças?

Home Fóruns Construção social de gênero b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças?

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4921

      Escreva abaixo sua resposta

    • #5533

      Não há uma forma de resumir minhas impressões aqui rsrs. Sexo é nosso corpo biológico, distinguido por uma anatomia de macho e fêmea. Identidade de gênero é a construção de papéis a serem desempenhos, partindo da base biológica e sendo moldada por questões sociais, culturais, econômicas, políticas, etc. Sempre que preciso responder sobre qual é minha identidade de gênero, confesso que me sinto em conflito, pois acredito que essas “identidades” ainda são caixinhas tentando classificar pessoas mediante características palpáveis. Apesar disso, compreendo a necessidade de tal classificação. Quanto a orientação sexual, é algo também em debate. Atualmente se discute não usar a nomenclatura “orientação”, mas sim identidade sexual, considerando que ninguém é orientado a ser homossexual, bissexual, lésbica e etc. No entanto, somos compulsoriamente orientados a sermos heterossexuais desde antes do nascimento, baseado no nosso sexo biológico. Então, para mim, no momento, ainda está difícil falar sobre essas diferenças, pois preciso estudar mais e participar de mais debates para obter uma compreensão melhor.

    • #5560
      Zeza LopesZeza Lopes
      Mestre

      Adorei o depoimento, muito didático com a história das caixinhas. Mas esta não é uma resposta fácil. A questão da identidade e orientacão sexual é complexa porque além da construção social, que estabelece padrões para sermos [email protected] socialmente, reprimindo o que é naturalmente diferente, existem os aspectos subjetivos, da história de cada ser humano, no seu contexto familiar. Exemplo: certa vez atendi um caso em que uma mãe trouxe sua filha de 15 anos dizendo que precisavamos ajudar sua filha que queria ser menino… O problema deste caso não estava com a adolescente, mas com um segredo familiar que no processo do atendimento veio à tona… um pai (já era falecido), abusador sexual de suas irmãs e irmão (todos adultos, ela era a mais nova), sendo ela única que foi poupada, mas para isso ele a criou vestindo como menino e levando com ele para o campinho de vázera do bairro.

    • #5591
      AvatarVanessalucas
      Participante

      Primeiramente dizer que os vídeos foram muito didáticos e esclarecedores
      Sexo é o conjunto de características biológicas estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo é classificado como macho ou fêmea.
      Identidade de gênero diz respeito a como a pessoa se sente e se percebe em relação ao seu gênero, é um sentimento sobre si mesmo. Sua identidade de gênero pode ser feminina, masculina, trans, travesti entre outras possibilidades.
      Orientação sexual é como uma pessoa compreende e direciona o seu desejo afetivo sexual., se por um homem, uma mulher, por ambos ou para outras identidades de gênero.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.