Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças?

Home Fóruns A violência de gênero e suas interseccionalidades Construção social de gênero b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças?

Visualizando 24 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4921

      Escreva abaixo sua resposta

    • #5533

      Não há uma forma de resumir minhas impressões aqui rsrs. Sexo é nosso corpo biológico, distinguido por uma anatomia de macho e fêmea. Identidade de gênero é a construção de papéis a serem desempenhos, partindo da base biológica e sendo moldada por questões sociais, culturais, econômicas, políticas, etc. Sempre que preciso responder sobre qual é minha identidade de gênero, confesso que me sinto em conflito, pois acredito que essas “identidades” ainda são caixinhas tentando classificar pessoas mediante características palpáveis. Apesar disso, compreendo a necessidade de tal classificação. Quanto a orientação sexual, é algo também em debate. Atualmente se discute não usar a nomenclatura “orientação”, mas sim identidade sexual, considerando que ninguém é orientado a ser homossexual, bissexual, lésbica e etc. No entanto, somos compulsoriamente orientados a sermos heterossexuais desde antes do nascimento, baseado no nosso sexo biológico. Então, para mim, no momento, ainda está difícil falar sobre essas diferenças, pois preciso estudar mais e participar de mais debates para obter uma compreensão melhor.

    • #5560
      Zeza Lopes
      Mestre

      Adorei o depoimento, muito didático com a história das caixinhas. Mas esta não é uma resposta fácil. A questão da identidade e orientacão sexual é complexa porque além da construção social, que estabelece padrões para sermos aceit@s socialmente, reprimindo o que é naturalmente diferente, existem os aspectos subjetivos, da história de cada ser humano, no seu contexto familiar. Exemplo: certa vez atendi um caso em que uma mãe trouxe sua filha de 15 anos dizendo que precisavamos ajudar sua filha que queria ser menino… O problema deste caso não estava com a adolescente, mas com um segredo familiar que no processo do atendimento veio à tona… um pai (já era falecido), abusador sexual de suas irmãs e irmão (todos adultos, ela era a mais nova), sendo ela única que foi poupada, mas para isso ele a criou vestindo como menino e levando com ele para o campinho de vázera do bairro.

    • #5591
      Vanessalucas
      Participante

      Primeiramente dizer que os vídeos foram muito didáticos e esclarecedores
      Sexo é o conjunto de características biológicas estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo é classificado como macho ou fêmea.
      Identidade de gênero diz respeito a como a pessoa se sente e se percebe em relação ao seu gênero, é um sentimento sobre si mesmo. Sua identidade de gênero pode ser feminina, masculina, trans, travesti entre outras possibilidades.
      Orientação sexual é como uma pessoa compreende e direciona o seu desejo afetivo sexual., se por um homem, uma mulher, por ambos ou para outras identidades de gênero.

    • #5595

      Fica muito claro. O sexo se refere aos órgãos visíveis, assim como os hormônios e cromossomos, enquanto identidade de gênero é como a pessoa se identifica, como homem, mulher, genderqueer. Já a orientação sexual é por quem o sujeito se atrai fisicamente, espiritualmente e emocionalmente.

    • #5598

      Gostei muito dos vídeos e indiquei para algumas pessoas. Fica claro que sexo se refere aos órgãos sexuais, identidade de gênero é como a pessoa se identifica e a orientação sexual esta relacionado com quem a pessoa sente desejo.

    • #5624

      Identidade de gênero: como a pessoa se identifica (homem ou mulher); sexo: aquilo que nos é atribuído com base no órgão sexual quando nascemos; orientação sexual: diz respeito a por quem se tem atração.

    • #5629

      Sexo: questão biológica, muito ligado ao órgão masculino e feminino
      identidade de gênero: é como eu me vejo .
      Orientação sexual : é uma identidade que criam para mim conforme minha escolha sexual .

    • #5631
      Ana Amelia
      Participante

      Sexo se refere ao biológico, à anatomia biológica com a qual nascemos; orientação sexual está relacionada ao desejo, à atração afetivo e sexual que uma pessoa tem por outra; e a identidade de gênero se refere ao gênero com o qual a pessoa se identifica.

    • #5640

      Sexo, se refere a questão biológica , com a qual nascemos e gênero é a identificação da pessoa relacionada à atração fisica e sexual.

    • #5651
      tania gomes
      Participante

      Sexo é biológico, está intimamente relacionado ao nosso corpo, anatomia. A identidade de gênero é como as pessoas se sentem, se percebem e a orientação sexual diz respeito ao direcionamento de nosso desejo sexual, se para um homem ou uma mulher.

    • #5659
      Louise
      Participante

      Sexo: imposição biológica para determinar gênero
      Identidade de gênero: modo como enxergamos e expressamos nossa performatividade, independente do sexo com o qual nascemos (homem, mulher, pessoa não binária, queer)
      Orientação sexual: Como formulamos e a quem direcionamos nossos afetos e desejos

    • #5695
      Fernanda.Kelly
      Participante

      Sexo biológico é o aspecto físico do ser humano, que está diretamente relacionado à presença de um pênis ou uma vagina, geralmente atribuído no momento do nascimento. Gênero é uma construção sociocultural sobre o que se entende o que é masculinidade e feminilidade. Orientação sexual é como uma pessoa compreende e direciona o seu desejo sexual. Se é por um homem, uma mulher, por ambos ou para outras identidades de gênero.

    • #5699

      Sim. Resumidamente, sexo está relacionado com a questão biológica e com a anatomia do corpo. Identidades de gênero refere-se à maneira como a própria pessoa se identifica e se enxerga. Orientação sexual relaciona-se com o que/quem a pessoa sente-se atraída.

    • #5704

      Concordo com alguns colegas, quando colocaram que precisamos refletir muito mais sobre esse tema para poder responder perguntas semelhantes.
      Sexo: Característica física que determina se uma pessoa é homem ou mulher.
      Identidade de gênero: Gênero com o qual a pessoa se identifica, o que significa que pode ser ou não de acordo com aquele que lhe foi atribuído no nascimento.
      Orientação sexual: Diz respeito a atração que se sente por outro individuo, que pode ser do sexo oposto ou não.

    • #5714
      Bruno Marioto Soares
      Participante

      Acredito que sim, na forma como o sujeito e tratado no diálogo verbal pelo outro. As formas como a palavras são direcionadas, consegui notar a diferenciação no trato com o outro.

    • #5729

      Identidade de gênero, auto reconhecimento, sexo-física e orientação- definição de orientação do desejo sexual.

    • #5759

      Identidade de Gênero- Como eu me reconheço
      Orientação sexual-Como a Sociedade impõe .

    • #5781

      Simone de Bovua já dizia que não nascemos mulher, nos tornamos mulher, acho tão massa essa observação dela e acredito que seja por ai mesmo, nosso sexo biológico não nos define, porque tenho uma vagina sou obrigada a me relacionar com pênis ou vice versa? na orientação sexual as pessoas avaliam e definem se gostam de mulher ,sendo mulher, se vai se relacionar com homem, sendo homem, se o relacionamento com pessoas do mesmo sexo os realizam, cabe a nós sociedade respeitar a escolha do outro. Só sei de uma coisa, esse assunto é bem novo no meio social, a homosexualidade e formas diferentes de se tratar com a questão sexual sempre existiu mas faz pouco tempo que se fala do assunto que até então era pecado falar, era proibido falar, enfim, não se falava sobre sexo com a familia, na escola, nas igreja em nenhum lugar, era assunto feio… que caia por terra tamanha ignorância.

    • #5782

      O Video da Louie é muito rico em detalhes, em mostrar o quão sofrido é ter que ficar se explicando pra uma sociedade que não aceita as diferenças, que julga, que condena aquilo que desconhece. Muito bom o vídeo.

    • #5808
      Maria Malaquias
      Participante

      O sexo está ligado a questão biológica ao órgão masculino e feminino, já a identidade de gênero: é como eu me reconheço, já a orientação sexual está relacionado a minha escolha sexual independente do sexo.

    • #5901
      Iolanda Franquilino
      Participante

      O sexo identificado biologicamente, a identidade de gênero é como a pessoal se identifica o ela se reconhece e a identidade sexual é do jeito que a pessoa se sentir melhor, que independe da questão biológica.

    • #6084
      Lucilene Cruz
      Participante

      Começo pelo último, orientação sexual entendo que é a opção clara e decidida da pessoa, como também biológica, pois ela nasce corpo de mulher e interiormente é homem, e aí como fazer pra resolver isto. A partir dai se identifica como homem, pensa e quer o seu corpo homem, sente se, se vê como homem… são tantas questões juntas e misturadas que a própria pessoa se confundi, não por ela pois sabe o que quer, mas as questões sociais que a fazem se “esconder”, pois a sociedade se não é o normal é o errado e precisa ser consertado. Difícil, triste e muito repugnante o que alguns impõe. Quanto ao sexo, vejo que nasceu com penis, ou vagina não consigo definir de outra maneira.

    • #6096
      Rosangela Duarte
      Participante

      Orientação Sexual é algo que vem de dentro de vc, vc não escolhe .
      Identidade de gênero é como vc se vê , independente do sexo biologico que vc tem.

    • #6143
      ANA PAULA BRITO NUNES
      Participante

      O sexo é o aspecto biológico, que está relacionado a um pênis ou uma vagina. Já a identidade de gênero é uma construção sociocultural sobre o que é masculinidade e feminilidade. Orientação sexual é como uma pessoa compreende e direciona o seu desejo sexual.

Visualizando 24 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.