Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Responder a: Exercício 3: Depois de ouvir Gilberto Gil interpretando a música A PAZ, reflita sobre a aplicação desse conceito em nossa luta por equidade de gênero, segurança humana e justiça social.

Home Fóruns Perspectivas feministas sobre a democracia brasileira Exercício 3: Depois de ouvir Gilberto Gil interpretando a música A PAZ, reflita sobre a aplicação desse conceito em nossa luta por equidade de gênero, segurança humana e justiça social. Responder a: Exercício 3: Depois de ouvir Gilberto Gil interpretando a música A PAZ, reflita sobre a aplicação desse conceito em nossa luta por equidade de gênero, segurança humana e justiça social.

#7267
marianalicori
Participante

Apesar do alto valor artístico do trabalho do Gil, acho que Paz é uma ideia muito abstrata para usarmos em nossa luta por equidade de gênero, segurança humana e justiça social porque cada um terá o seu próprio ideal do que a paz representa ou é. Para os dominadores, talvez a paz seja oprimir minorias e etc.
Também acho problematico o trecho da música apresentada que diz:
“ Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz”
Se concordamos que precisamos de uma bomba para que a paz nasça, acho que não estamos no caminho certo.
Acredito que ao utilizarmos conceitos mais concretos como diminuição de diferença salarial, por exemplo, é uma forma mais prática de alcançarmos nossos objetivos e termos os três pilares (equidade de gênero, segurança humana e justiça social).