Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Responder a: Você concorda que as interseccionalidades vão definir o grau de poder e oportunidades das pessoas em sociedade? Você poderia descrever algum exemplo que vivenciou ou tomou conhecimento?

Home Fóruns Negócio de Mulher Você concorda que as interseccionalidades vão definir o grau de poder e oportunidades das pessoas em sociedade? Você poderia descrever algum exemplo que vivenciou ou tomou conhecimento? Responder a: Você concorda que as interseccionalidades vão definir o grau de poder e oportunidades das pessoas em sociedade? Você poderia descrever algum exemplo que vivenciou ou tomou conhecimento?

#6864
Silvia Fasioli
Participante

Concordo. Nossa, tenho muitos exemplos, acontecem diariamente. Hoje mesmo, agora há pouco, uma colega me contou que não gostavam dela na faculdade por ser nordestina e quem um colega (homem) mandava ela “maneirar no nordestinês” (preconceito linguístico). Comigo, posso citar dois lugares onde trabalhei na iniciativa privada: em ambos, os homens_ todos brancos_ ficavam nos cargos de chefia ou no suporte (TI). As mulheres, em outros cargos: as brancas trabalhavam no atendimento, no máximo em um cargo de gerência. As pretas e mais velhas ficavam na limpeza, copa ou oficina. Eu me sentia extremamente mal com isso, mesmo antes de adquirir um pensamento crítico sobre o assunto. Era constantemente assediada pelos homens e não entendia por que as pretas ficavam com o serviço pesado e salários menores. Com o tempo, passei a entender. Mesmo sendo considerada uma das que podiam ficar na recepção ou no balcão, eu fui obrigada a alisar o cabelo. Em um desses lugares, presenciei clientes falando em francês rebaixando nossa costureira. A conta fecha com homens brancos tendo acesso aos melhores salarios e cargos.