Marcilene Pereira Barbosa
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Marcilene Pereira BarbosaParticipante
Acredito que se deva repensar apenas o cronograma, pois será mais eficaz se a distância dos encontros for menor, e caso ocorra uma quebra das datas se faz necessário um aviso por e-mail para sinalizar o retorno.
Marcilene Pereira BarbosaParticipanteA sociedade em rede é uma ferramenta para a economia capitalista, voltada para a inovação, a globalização e a concentração descentralizada. Devemos nos indagar sobre o nosso lugar de fala perante a esse modelo de sociedade que não apresenta uma identidade sólida, visto que nesse espaço os nossos corpos desaparecem, e nos tornamos apenas usuárias. Se faz necessário há ocupação das redes, porém as mulheres necessitam se manterem atentas as estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas que nos tecem.
Marcilene Pereira BarbosaParticipanteO curso nos permite ter um espaço de compartilhamento de vivências individuais e coletivas, e também nos possibilita a reflexão sobre o nosso papel como indivíduos políticos; além disso, a troca de conhecimento com mulheres de diferentes localidades e idades distintas gera um campo fértil de práticas. A luta coletiva que recorta tempo e espaço, nos faz perceber o quanto as ferramentas digitais devem serem ocupadas por essa diversidade.
13/11/2024 às 16:07 em resposta a: Módulo 7 – Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências? #8422Marcilene Pereira BarbosaParticipanteA pandemia COVID-19 é um fato que foi envolvido por inúmeras fake News, fazendo com que inúmeras pessoas desacreditassem na ciência e colocassem em cheque medidas coletivas em prol de um discurso negacionista e individual.
13/11/2024 às 15:58 em resposta a: Módulo 6 – Em sua opinião, o que seria necessário para um maior equilíbrio das tarefas do cuidado? #8421Marcilene Pereira BarbosaParticipanteA ruptura dos ditos papéis, visto que o verbo cuidar é associado aos corpos femininos como sendo sua função principal. As tarefas do cuidado devem serem associadas ao coletivo.
13/11/2024 às 15:47 em resposta a: Módulo 5 – Você se sente uma mulher em busca constante do empoderamento? Quais fatos marcam esse percurso? #8420Marcilene Pereira BarbosaParticipanteSim. O constante despertar sobre o meu corpo e mente. Ainda somos criadas em territórios que desassociam nossa percepção sobre nossas mentalidades, então quando consigo me apropriar daquilo que penso e tomo posse de qualquer espaço denominado pelo sistema patriarcal como inapropriado para mim, eu me sinto dona de mim.
16/10/2024 às 15:45 em resposta a: Módulo 4 – Descreva um conflito vivenciado e tente transformá-lo em um episódio com a utilização da CNV. #8344Marcilene Pereira BarbosaParticipanteNa era das redes sociais, eu acredito que todos/as já vivenciaram ou “presenciaram” uma situação onde a linguagem foi fundamental para manter o nível da conversa, visto que o discurso de ódio por trás das telas é uma prática cotidiana, e caso não se recorra a uma comunicação não-violenta iremos apenas destilar nos afundar em narrativas depressivas e criminosas.
16/10/2024 às 15:12 em resposta a: Módulo 3 – Em sua opinião, por que não basta ser mulher para modificar os espaços de poder e decisão? #8343Marcilene Pereira BarbosaParticipanteA modificação de um sistema só se faz no coletivo, uma estrutura só se modifica se todos os sujeitos envolvidos no percurso se proporem a descontruir com o modelo de opressão, visto que os territórios econômicos, sociais, políticos e culturais irão passar por alterações, e os ditos “papéis” sofreram revisões.
Marcilene Pereira BarbosaParticipanteO sistema educacional. A escola é um território de atravessamento de poderes, ao qual é utilizado para determinar os sujeitos que serão detentores de poder.
Se faz necessário repensar o currículo educacional de forma com que as mulheres se vejam como criadoras de contextos políticos atuantes, onde a política não seja resumida a uma questão partidária.14/10/2024 às 19:37 em resposta a: Módulo 1 – Você poderia identificar e descrever um fato em sua vida em que foi movida pelos vieses inconscientes? #8313Marcilene Pereira BarbosaParticipanteDiariamente somos confrontados com nossas ideologias, visto que não somos sujeitos neutros ou imparciais. Somos levados a nos aproximar dos indivíduos que compartilham dos mesmos ideias, todavia, dialogar com o outro é de fundamental importância.
-
AutorPosts