Ivanete
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
18/10/2024 às 15:30 em resposta a: Módulo 4 – Descreva um conflito vivenciado e tente transformá-lo em um episódio com a utilização da CNV. #8388IvaneteParticipante
Poderia citar casos particulares, devido a vários casos de violência em minha vida, mas vou usar um caso que vivencio, muitas vezes, diariamente, ao vivo e ou nas mídias, que é a violência d e alguns políciais com algumas pessoas
Esse tipo de violência é assustadora e decepcionante, porque os responsáveis por nossa segurança, muitas vezes são os algozes . É necessário uma análise profunda e crítica de como melhorar está Instituição, dar mais treinamento, tratamento psicológico, salario digno e respeito para que tambem eles respeitem as pessoas., pois muitas vezes se acham acima da lei e abusam do poder e dos instrumentos que possuem no trabalho.
A Comunicação Não Violenta , já ajudou muitos jovens a sairem de uma vida de crimes (quando é comprovadamente o caso) e construirem uma vida digna e muitos até criam Ongs para ajudarem outros jovens
O que nos leva a pensar no porquê até o momento, só vemos crescer a violência ao invés de diminuir.18/10/2024 às 15:11 em resposta a: Módulo 4 – Descreva um conflito vivenciado e tente transformá-lo em um episódio com a utilização da CNV. #8387IvaneteParticipantePoderia citar casos particulares, devido a vários casos de violência em minha vida, mas vou usar um caso que vivencio, muitas vezes, diariamente, ao vivo e ou nas mídias, que é a violência d e alguns políciais com algumas pessoas
Esse tipo de violência é assustadora e decepcionante, porque os responsáveis por nossa segurança, muitas vezes são os algozes . É necessário uma análise profunda e crítica de como melhorar está Instituição, dar mais treinamento, tratamento psicológico, salario digno e respeito para que tambem eles respeitem as pessoas., pois muitas vezes se acham acima da lei e abusam do poder e dos instrumentos que possuem no trabalho.
A Comunicação Não Violenta , já ajudou muitos jovens a sairem de uma vida de crimes (quando é comprovadamente o caso) e construirem uma vida digna e muitos até criam Ongs para ajudarem outros jovens
O que nos leva a pensar no porquê até o momento, só vemos crescer a violência ao invés de diminuir.18/10/2024 às 14:23 em resposta a: Módulo 3 – Em sua opinião, por que não basta ser mulher para modificar os espaços de poder e decisão? #8385IvaneteParticipanteNão basta ser mulher, há que se conhecer a história, as lutas, as conquistas, as derrotas, os adversários, as aliadas, as leis, as possibilidades, instrumentos, as pautas, as referências, um pouco de administração, tecnologia, geografia, economia, sociologia, legislatura, direitos e deveres psicologia, jogar xadrez rs…, (eu não sei, mas adoraria aprender), pois se aprende estratégias, também muito importante para o desenvolvimento Politico, porque é lógico, “de nós será exigido muito mais”, até por outras mulheres.
Há que se unir e ter paciência, uma vez que muitas mulheres, adotam comportamentos contrários ao grupo a que pertencem, diante de conflitos de gênero, pelo machismo estrutural.
União requer esforço e abertura ao diálogo construtivo e respeitoso.
Há que ir onde a mulher está, como o jovem da Escola Publica que não tem no cardápio dos sonhos a Política (entidades, ongs, centros comunitários, clubes, encontros, etc)
Há que autoafirmar-se como cidadão consciente de seus direitos e deveres, com conhecimento geral, força, segurança principalmente na maneira de se comunicar, estão loucos pra que titubiémos…
Há que se usar de bom senso, ética, honestidade, transparência , verdade e acima de tudo afeto, pois todos ja estão cansados do contrário e a causa é de e para todos.
Há que usar de humildade para reconhecer e corrigir os erros , mas firmeza para encarar os conflitos e divergências com opositores e saber reconhecer quando há erro, ninguém é dono da verdade, mudar de opinião diante do erro, também faz parte do amadurecimento.
E por falar em Maturidade, necessário “tornar-se mulher” como diz Simone de Beauvoir, no sentido de desprincesar-se, na Politica trata-se de um coletivo, não só dos próprios interesses.
Uma vez ouvi Luiz Gaspareto dizer que as árvores criam camadas e camadas de cascas em seu tronco para se proteger, que podemos ser como elas, mas que as vezes precisaremos quebrá-las, para deixar o sol / novo entrar.
Há que se Acolher, valorizar , respeitar, Instrumentalizar, auxiliar, o Jovem, passar o bastão faz parte, ainda nao , mas chegaŕá o momento, para isso há que prepará-los.
Há que se conhecer e respeitar a a pluralidade , bem como ter empatia.
Há que não se deixar intimidar , pois o tentarão em muitos momentos, mas ter uma rede de apoio faz toda a diferença, contar com pessoas leais, pares na luta e convivência nos fortalecem.
Buscar mais trazer soluções que reclamações
Acreditar na causa e de que estamos do lado certo da história, afinal nós é que soms oprimidas e excluídas, muitas vezes ate violentadas.
Queremos ser protagonistas de nossa própria história, estar nos espaços das decisões e sim sair na foto também, por que não???IvaneteParticipanteEm minha opinião, o aspecto mais relevante é a Educação, pois nela está a base para todos os outros aspectos. A Educação é como um campo onde surgirão ou não novas plantas, recebendo o devido tratamento (arado, adubo, água, sol), a semente crescera e “florescerá/frutificará) ou não, e no atual sistema de Educação Pública, não há preparo aos jovens para a Política, em contra partida, em muitas Escolas Particulares existem, isso explica em partes, porque a politica esta nas mãos dos mais abastados. Penso que é urgente um melhor instrumentalização nesta área, aos jovens mais pobres cuja escola nao lhes prepara, talvez até premeditadamente, visando a hereditariedade no Poder, mas há como remediar em partes tal situação, levando cusros como este aqui para Centros Comunitários, entidades, ongs, cursinhos pré vestibulares gratuítos, como Educafro por exemplo.
18/10/2024 às 11:33 em resposta a: Módulo 1 – Você poderia identificar e descrever um fato em sua vida em que foi movida pelos vieses inconscientes? #8383IvaneteParticipanteSim identifiquei algumas com vergonha, porém agradecida por poder corrigí-las
Vou citar 3 exemplos:
1- fui assaltada por 4 rapazes negros e pardos no meu local de trabalho, quando jovem, por um bom tempo, atravessava a rua quando avistava um rapaz negro o pardo.
2- sofri abuso quando criança e até hoje tenho dificuldades para confiar em homens.
3- em algumas lojas cujo dono aparentava ser de outro país, eu saía e escolhia outra loja de brasileiros -
AutorPosts