Bárbara Bolognesi
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Bárbara BolognesiParticipante
Acredito que a contribuição pode acontecer tomando esses espaços de redes e alcançando pessoas que não seria possível chegar pela distância ou dificuldade de acesso. Porém, há uma dificuldade fática, até citada no vídeo, que os algoritmos trabalham para o lucro, para o ganho ainda maior de dinheiro, assim, esse tipo de conteúdo não vai interessar para aqueles que detém o poder e estão em contrário com esse ideal. Mas, acho que em de forma nichada é possível uma contribuição. Esse curso é um exemplo disso, a sociedade em rede faz com que pessoas se reúnam e discutam assuntos importantes.
13/11/2024 às 10:13 em resposta a: Módulo 7 – Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências? #8418Bárbara BolognesiParticipantePessoas que não tomara mais doses das vacinas contra a Covid-19 em razão das mentiras incansavelmente repetidas.
13/11/2024 às 10:12 em resposta a: Módulo 6 – Em sua opinião, o que seria necessário para um maior equilíbrio das tarefas do cuidado? #8417Bárbara BolognesiParticipanteAcho que o maior passo para o equilíbrio das tarefas do cuidado é o entendimento que primeiramente não é algo inerente à mulher e que, apesar de conter um grande peso afetivo, é um TRABALHO. E um trabalho não remunerado, invisibilizado, que recai em uma só pessoa (geralmente mulher) e não é visto como uma responsabilidade que deveria ser socialmente dividida, com grande atenção do estado e de políticas públicas para tal.
13/11/2024 às 10:07 em resposta a: Módulo 5 – Você se sente uma mulher em busca constante do empoderamento? Quais fatos marcam esse percurso? #8416Bárbara BolognesiParticipanteSim. Acho que enquanto mulher o empoderamento inicia desde que a consciência começa. O empoderamento do próprio corpo, as questões de ocupar lugares, as decisões de carreira profissional, as decisões amorosas, de família, da maternidade. Sempre foi, e é, empurrado as formas de pensar e existir para as mulheres, e com isso, a insegurança de ser quem é com todas as outras questões “”””esperadas”””” socialmente aniquilam a autonomia e independência que o empoderamento traz. Acho que pra mim, os fatos marcantes do empoderamento é um resumo disso, constantemente me empoderar para não cair na armadilha do padrão estético, do que é esperado no âmbito familiar e conseguir ser apenas quem eu sou, com as ideias que eu tenho
09/10/2024 às 09:52 em resposta a: Módulo 4 – Descreva um conflito vivenciado e tente transformá-lo em um episódio com a utilização da CNV. #8212Bárbara BolognesiParticipanteEm alguns momentos me exalto quando me sinto desafiada ou que estão duvidando da minha fala, então meu movimento é usar da agressividade para tentar me impor e não validar esse sentimento de dúvida que vem do outro. Com a utilização da CNV eu posso filtrar esse primeiro sentimento de julgar a colocação do outro como afronte e me posicionar de uma maneira incisiva, mas mais aberta e com mais empatia ao que foi colocado sem levar como um ataque pessoal, quebrar o ciclo da dominação.
09/10/2024 às 09:46 em resposta a: Módulo 3 – Em sua opinião, por que não basta ser mulher para modificar os espaços de poder e decisão? #8211Bárbara BolognesiParticipanteNão basta ser mulher porque ainda quem mais tem influência nos espaços de poder e decisão são homens que são machistas e reproduzem esse machismo institucionalmente, de diversas formas, desde sempre em todos os âmbitos que existem o que dificulta não apenas o entendimento dessa desigualdade, como a reprodução incansável desses comportamentos e pensamentos – inclusive por algumas mulheres também. E que, além do gênero há outros aspectos que ainda influenciam na chegada nesses espaços, como a raça e classe. Também é importante que a luta das mulheres seja uma luta social de todos os participantes, não apenas responsabilidade das mulheres.
Bárbara BolognesiParticipanteOs três pontos são importantes, pois se conectam entre si e trazem questões sociais relevantes para a baixa participação de mulheres. Acredito que todos esses somado ao aspecto da colocação da mulher no lugar de responsável pelo cuidado faz com que distancie ainda mais da possibilidade de seguir nesse caminho.
09/10/2024 às 09:17 em resposta a: Módulo 1 – Você poderia identificar e descrever um fato em sua vida em que foi movida pelos vieses inconscientes? #8200Bárbara BolognesiParticipantena aproximação de pessoas na faculdade, estágios e quando estou andando sozinha na rua na percepção de perigo (essa já está desvinculada da raça, mas ainda muito no gênero que não consigo confiar em homens no geral, sempre fico atenta e insegura)
-
AutorPosts