Acredito que é necessário mudar a estrutura machista da sociedade como um todo. Homens e mulheres precisam ser educados para entender que o trabalho de cuidado é responsabilidade de todas as pessoas, sejam elas homens ou mulheres.
Sim. O que marca esse meu percurso é a busca e o investimento na minha educação acadêmica e também, por meio do estudo de questões de gênero e raça, que acredito serem primordiais nessa construção.
Não basta ser mulher para modificar os espaços de poder e decisão, porque as mulheres estão inseridas e são educadas em uma sociedade machistas. Dessa forma, muitas mulheres reproduzem as falas, atitudes e pensamentos machistas.
Acredito que todos os fatores são importantes, mas penso que a falta de referências seja o fator mais relevante, porque enquanto as meninas não se virem representadas nos espaços de poder, não acreditarão que seja possível que estes locais sejam ocupados por pessoas como elas.
Nos útimos anos, passei “julgar” o posicionamento político das pessoas, com base em suas ações, falas, comportamentos, etc. Isso acontece em todas as situações, seja um médico, um prestador de serviço, uma pessoa que acabei de conhecer, etc.