Tem alguma dúvida?
Mensagem enviada. Fechar

Módulo 8 – Em sua opinião, como a definição de sociedade em rede, de Manuel Castells, pode contribuir para o aumento do número de mulheres em espaços de poder e decisão?

Home Fóruns “MULHERES OCUPANDO E TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO” Módulo 8 – Em sua opinião, como a definição de sociedade em rede, de Manuel Castells, pode contribuir para o aumento do número de mulheres em espaços de poder e decisão?

  • Este tópico contém 20 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 1 mês atrás por Ivanete.
Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8087

      Em sua opinião, como a definição de sociedade em rede, de Manuel Castells, pode contribuir para o aumento do número de mulheres em espaços de poder e decisão?

    • #8121

      Não sei….

      • #8399

        A presença feminina na política é fundamental por várias razões. Uma delas é a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e representativa. As mulheres representam mais da metade da população em todo o mundo e, sim, suas vozes devem ser ouvidas nas decisões políticas

    • #8132
      Roseany Mendes
      Participante

      As mulheres têm formado, podem e devem formar ainda mais redes por meio das quais troquem informações e conhecimentos sobre suas capacidades e a necessidade de equidade social. Por meio das redes, as mulheres se reconhecerão umas nas outras, terão consciência das suas potencialidades, se apoiarão mutuamente e, assim, irão se empoderar, se encorajar e se sentirem estimuladas para ocupar espaços de poder e decisão.

    • #8196
      Rosa Barbosa
      Participante

      Contribuir eu acho difícil de perceber, vistas as evidências de que os algoritmos reproduzem a lógica colonial, capitalista, sexista, branca e patriarcal, sendo majoritariamente pensados por homens.

    • #8238
      LUANA CACHUITE
      Participante

      As redes, podem contribuir, principalmente para a promoção da informação e compartilhamento de ideias. Diante disso, podem ser um canal que aproxima os diferentes movimentos feministas, recruta novas interessadas afim de fortalecer os movimentos feministas e dar visibilidade as ações das mulheres.

    • #8267
      Fernanda
      Participante

      A sociedade em rede contribui para o aumento no número de mulheres em espaços de poder e decisão, pois as informações são transmitidas com muita rapidez. A tecnologia tem contribuído substancialmente para esse fato. O compartilhamento de informações atualmente se tornou mais fácil, rápido e acessível às pessoas. Dessa forma, podem estimular as mulheres a entenderem e quererem estar, bem como participar de espaços de poder e decisão. Fazer com que essa opção, esteja em seu cardápio dos sonhos e lutem para conquistar essa posição. A sociedade em rede contribui para o empoderamento da mulher, trás esclarecimentos e causa desafios que precisam ser superados. Porém, com muito discernimento para filtrar o que realmente importa e reflete a realidade.

    • #8275
      rcpisaias@gmail.com
      Participante

      Contribui para o fortalecimento, com a tecnologia possibilita a troca de conhecimento, permite às mulheres a circulação em vários contextos.

    • #8283
      Gisa nascimento
      Participante

      A sociedade em rede para as mulheres contribui na troca de informaçoes com mulheres de qualquer lugar , facilitando o acesso tanto em cursos , reunioes como tambem no empoderamento femenino .

    • #8321
      Maria Cristina Gobbi
      Participante

      Considerando a assertiva do autor, creio que é isso mesmo, é a conexão de muitos, em diversos espaços. É estar presente, participar, interagir, trocar etc. Precisamos ampliar nossas redes de conexão, não somente online, mas de participação social. Ativar, com bem disse o autor, nossas redes de indignação e de esperação, principalmente na presencialidade, estando presentes, falando e nos fazendo ouvir, manifestando nossas lutas e participando ativamente na busca de uma mudança na socidade.

    • #8407
      Maria Silvia Oliveira
      Participante

      A definição de sociedade em rede de Manuel Castells, que valoriza a interconectividade e o fluxo de informações globais, é uma base poderosa para impulsionar a presença das mulheres em espaços de poder e decisão. Na sociedade em rede, as mulheres podem acessar mentorias, trocar experiências, fortalecer coletivos e inspirar umas às outras a ocuparem posições de liderança, especialmente em grupos que compartilham o mesmo objetivo de desconstruir estereótipos de gênero e lutar por equidade. As plataformas digitais também permitem a amplificação de vozes femininas, elevando debates sobre políticas inclusivas, como igualdade salarial, combate ao assédio e licenças parentais igualitárias, diretamente nos espaços de decisão e poder.

    • #8419
      Bárbara Bolognesi
      Participante

      Acredito que a contribuição pode acontecer tomando esses espaços de redes e alcançando pessoas que não seria possível chegar pela distância ou dificuldade de acesso. Porém, há uma dificuldade fática, até citada no vídeo, que os algoritmos trabalham para o lucro, para o ganho ainda maior de dinheiro, assim, esse tipo de conteúdo não vai interessar para aqueles que detém o poder e estão em contrário com esse ideal. Mas, acho que em de forma nichada é possível uma contribuição. Esse curso é um exemplo disso, a sociedade em rede faz com que pessoas se reúnam e discutam assuntos importantes.

    • #8430
      Silvia
      Participante

      A definição de sociedade em rede, de Manuel Castells, pode oferecer contribuições significativas para estratégias destinadas a aumentar a participação de mulheres em espaços de poder e decisão. Segundo Castells, a sociedade em rede caracteriza-se pela interconexão global, impulsionada por tecnologias de informação e comunicação, que permitem a difusão de ideias, o fortalecimento de identidades coletivas e a mobilização social em tempo real. Esse conceito pode contribuir de diversas formas, como ao conectar mulheres, ampliar sua visibilidade e fortalecer redes de apoio, promovendo trocas de experiências, mentorias e mobilização social. Além disso, pode facilitar a educação sobre igualdade de gênero, a inclusão de narrativas diversas e incentivar o diálogo, a empatia e a cooperação. Por fim, respeitar as ordens de pertencimento, inclusão e reconhecimento, criando um ambiente mais equilibrado para que as mulheres ocupem espaços de poder com legitimidade e respeito mútuo. Penso que este espaço ilustra bem essa dinâmica.

    • #8437

      O poder de alcance das redes pode contribuir para romper muitas barreiras com relação as informações, conhecimentos pelo mundo e conectar mulheres por toda parte. Promover uma conexão que venha fortalecer também o processo de empoderamento feminino. Participo de um grupo mulheres de negócios de Portugal. É fantástico conhecer mulheres de todo mundo por meio da conexão em rede tecnológica unidas pela língua portuguesa, um espaço que nos possibilita além do networking também conhecer mulheres fantásticas suas histórias, culturas. Eu acredito que podemos ir muito longe e avançar em muitas pautas com relação a nossa autonomia por meio destas conexões que a rede pode nos proporcionar.

    • #8439
      Patricia Negrao
      Participante

      As plataformas digitais deram às mulheres uma possibilidade de denunciar todos os tipos de abuso e de reivindicar todos os direitos. Antes caladas ou com pouquíssimos espaços de fala, nas redes as mulheres começam a ter mais visibilidade, se unir, se fortalecer e, lentamente, vão conquistando espaços de poder. Precisamos ser vistas e ouvidas para nos reconhecermos e nos valorizarmos.

    • #8452

      O desenho de rede se constitui em segurança, a conexão entre as pessoas produz estruturas sustentáveis, nesse sentido permite que mais mulheres ocupem e permaneçam nos espaços de poder e decisao. Porém, esses espaços precisam ser sustentáveis, com base no coletivo, não uma conquista solitária, distanciando a mulher de sua humanidade, aí seria armadilha

    • #8456
      Vanessa
      Participante

      Uma rede de mulheres possibilita mais força, apoio, e troca de ideias e de informações.

    • #8457
      Liliane
      Participante

      Acredito que só a partir da construção de redes sólidas e fortes, nós mulheres, podemos interligar lutas, objetivos, buscas e fortalecer o que já foi conquistado. Seguindo o modelo de luta solitária ou em bolhas, nos tornamos frágeis. Sozinhas cansamos, bolhas são facilmente estouradas, mas as redes, trazem firmeza, diversidade e é algo que deve e pode continuar a ser construída, tecida. Redes fortes sustentam as mulheres que já chegaram a espaços de poder e possibilitam a chegada e outras.

    • #8459

      A sociedade em rede é uma ferramenta para a economia capitalista, voltada para a inovação, a globalização e a concentração descentralizada. Devemos nos indagar sobre o nosso lugar de fala perante a esse modelo de sociedade que não apresenta uma identidade sólida, visto que nesse espaço os nossos corpos desaparecem, e nos tornamos apenas usuárias. Se faz necessário há ocupação das redes, porém as mulheres necessitam se manterem atentas as estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas que nos tecem.

    • #8464
      ntsvalves@gmail.com
      Participante

      Sim, em rede podemos nos movimentar! Em rodas de conversa podemos nos libertar e libertar umas as outras. O capital social, conhecer mulheres potentes nos faz mais resilientes. Na troca e escuta.

    • #8476
      Ivanete
      Participante

      Com a ampliação, intensificação e manutenção das redes as mulheres terão aumento de número nos espaços de poder e decisão, porém mais que quantidade, precisamos de qualidade, nas comunicações, nos fortalecimentos e resiliencias, comprometimento, na interatividade saudável, respeitosa e afetiva, troca de vivências e saberes, conexões , atenção e conhecimento. Ainda que a rede informatizada esteja em alta na atualidade, nao podemos substimar o poder do fluxo das redes mais simples, como o encontro de donas de casa na comunidade, grêmio, escolas, sindicatos, clubes enfim todos os tipos de redes, Onde houver uma causa, uma opressão, há uma luta, e várias redes. Há que intensificar as redes de conexões de mulheres e reverberar cursos como este, para uma melhor comunicação nestas redes.

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.