Módulo 7 – Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências?
Home › Fóruns › “MULHERES OCUPANDO E TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO” › Módulo 7 – Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências?
- Este tópico contém 19 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 2 meses atrás por Ivanete.
-
AutorPosts
-
-
10/09/2024 às 14:45 #8082
Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências?
-
05/10/2024 às 19:57 #8120Walkiria Lobo Junqueira FerrazParticipante
Mentiras gestadas por pessoas conhecidas que causaram mal estar
-
22/10/2024 às 14:14 #8398Macielma Torres RodriguesParticipante
Os produtores das fake news sobre covid-19 exploraram estrategicamente aspectos culturais como saberes populares, tradições, crenças religiosas e hábitos alimentares para manipular a população durante a pandemia.
-
-
06/10/2024 às 11:52 #8131Roseany MendesParticipante
Na pandemia, a fake news que falava que quem tomasse vacina teria um chip implantando no seu corpo. Para algumas pessoas poderia estar muito claro que não fazia sentido, porém, outras deixaram de se vacinar devido a essas e outras fake news. Em 2024 ouvi um podcast (gravado em 2023, se não me engano) com a participação da pessoa que inventou esta fake news. Ele relatou que o seu trabalho é inventar e propagar fake news e, de certo modo, ele se divertiu ao pensar que alguém teria acreditado em tamanho absurdo. Saber disso me deixou ainda mais indignada com esta fake news especificamente, mas também com toda a indústria que foi montada para a produção deste tipo de desinformação e propagação de mentira.
-
08/10/2024 às 09:53 #8180Leticia MarquesParticipante
as fake news durante a pandemia sobre consequência inexistentes da vacina que fez com ue milhares se recusassem a se vacinar e consequentemente gerou mortes e casos graves da doença que poderiam ser evitados
-
08/10/2024 às 17:42 #8195Rosa BarbosaParticipante
Eleição do inominável em 2018 foi recheada de fake news, vivenciamos cotidianamente as consequências.
-
09/10/2024 às 19:39 #8237LUANA CACHUITEParticipante
Fake news gritantes que eu lembro são nas eleições e na pandemia. Mas a fake news acontece diariamente, com o advento das mídias sociais facilitou, fico vendo nos grupo de whatsapp, na qual participo: vídeos de como solucionar grandes problemas com descomplicadas ações. E isso vai desde a uma receita médica que cura sérios problemas de saúde até formas infalíveis de ganhar dinheiro.
-
10/10/2024 às 12:40 #8266FernandaParticipante
Meu sogro recebeu uma ligação de instituição financeira informando que havia sido creditado em sua conta “erroneamente” uma determinada quantia e precisaria devolver à tal instituição. Ele sem consular as fontes e ligar de fato para instituição, a fim de sanar a dúvida e confirmar o depósito incorreto, simplesmente realizou a transferência por PIX para a chave indicada no momento da ligação. Resultado: Está com uma dívida enorme como se ele tivesse feito um empréstimo consignado. Como é aposentado, mensalmente um valor é deduzido de seu benefício. Ele judicializou o caso e aguarda resolução, porém os descontos ocorrem regularmente.
-
10/10/2024 às 14:20 #8269rcpisaias@gmail.comParticipante
Acredito que no período da pandemia com muitas notícias falsas sobre a Covid-19, e que ecoam até o momento quanto a reação/sequela das vacinas, é um desserviço e disseminam medo, apelam para o emocional.
-
10/10/2024 às 17:25 #8282Gisa nascimentoParticipante
Lembro que no ano 2014 , recebi a foto de uma mulher pelo whatsapp , e depois pelo facebook , e cheguei a comentar gente muito cuidado com certas informaçoes duvidosas e nao deu outra . Fabiane Maria de Jesus foi agredida após ser acusada de praticar magia negra com crianças. Alem de ser agredida por varios homens , ainda foi filmado e postado nas redes sociais . E assim como o caso dela já vi varios casos de pessoas que foram vitimas de mentiras nas redes sociais .
-
15/10/2024 às 11:32 #8320Maria Cristina GobbiParticipante
No nosso cotidiano isso acontece de forma muito recorrente. Trabalho com comunicação e o combate as Fake Informations tem sido um dos desafios. Iniciamos essa luta em casa, com as chamadas redes sociais que muitas vezes se transformam em um calderão de fofocas e desmandos, ainda em âmbito familiar.
Poderíamos passar por vários exemplos, mas pensando em uma coisa mais atual, relacionada as campanhas políticas de 2024, pudemos acompanhar um monte desses demandos que chamamos de desinformação. São utilizadas imagens, textos e muitos outros artifícios. As próprias midias massivas, muitas vezes, fazem isso. Temos casos históricos, como o da Escola Base, que destruiu uma família, ou mesmo as mais recentes como nas campanhas políticas em todo o mundo, podendo citar diversos casos.
É dificil combater a desinformação, pois a primeira tendência é a de espalhar, como se fosse aquilo que chamamos de “furo” da informação. Tem ligação direta com o sentimento de ser uma pessoa informada e garantir o nosso status quo. Vivemos em bolhas informativas e esse é o maior perigo, pois consumimos informação da nossa “rede” de contatos. Nas teorias do jornalismo, aprendemos e ensinamos nossas/os estudantes sobre isso e pedimos que eles orientem os familiares e amigos. Mas é uma ação pequena.
Assim, como sugere o vídeo, a verificação da informação é o caminho mais seguro. Com a ampliação da inteligência artifical a tendência é a de piorar a proliferação de notícias falsas. Assim, precisamos ficar atentos.
-
13/11/2024 às 10:13 #8418Bárbara BolognesiParticipante
Pessoas que não tomara mais doses das vacinas contra a Covid-19 em razão das mentiras incansavelmente repetidas.
-
13/11/2024 às 16:07 #8422Marcilene Pereira BarbosaParticipante
A pandemia COVID-19 é um fato que foi envolvido por inúmeras fake News, fazendo com que inúmeras pessoas desacreditassem na ciência e colocassem em cheque medidas coletivas em prol de um discurso negacionista e individual.
-
19/11/2024 às 15:37 #8428SilviaParticipante
Certo dia, tomei conhecimento de um caso em que uma fake news foi disseminada em uma comunidade local. A notícia falsa afirmava que uma pessoa respeitada da comunidade havia cometido um erro grave. Essa informação originou-se de uma pessoa invejosa e maldosa, que conhecia a integridade e o potencial da vítima, mas, por motivos pessoais, queria afastá-la de seu caminho.
Sem questionar a veracidade dos fatos, muitos membros da comunidade passaram a criticar severamente a pessoa envolvida e sua família, o que gerou grande sofrimento emocional. Esse episódio mostrou como a propagação de informações falsas, movidas por intenções maliciosas, pode prejudicar profundamente a vida de um indivíduo e enfraquecer os laços dentro de uma comunidade. O julgamento precipitado, sem o devido cuidado com a verdade, resultou em divisão, desconfiança e afastamento entre os membros da comunidade.
Essa situação evidencia a importância de praticarmos uma comunicação cuidadosa e empática, baseada na escuta ativa e no respeito pelas necessidades e perspectivas de todos. Se a comunidade tivesse agido com mais abertura e atenção, verificando os fatos antes de julgar, as consequências poderiam ter sido bem diferentes, promovendo maior compreensão e menos sofrimento para todos os envolvidos. -
20/11/2024 às 08:44 #8436Luciana Cristina Ribeiro da SilvaParticipante
Face news quando ouvi falar na época não tinha noção do significado e também dos seus efeitos ou consequências. Mas fui sentindo na pela como muitos na sociedade o quanto é nociva. Perdi pessoas queridas na época da pandemia também em consequência da forte face news propagada com relação as vacinas. Como foi terrível! Na política até hoje vivemos isso e tantos outros segmentos. Chego a ter saudade do jornal impresso da era analógica. Da épico onde a leitura por livros qualificava melhor nosso conhecimento..Tenho esperança que possamos tomar consciência do quanto é sério isso e, possamos nos aprofundar nas informações e em fontes de fato verdadeiras embasadas e fundamentadas.
-
20/11/2024 às 15:30 #8438Patricia NegraoParticipante
Um dos fatos mais chocantes (são tantos!) foi, durante a pandemia da Covid, pessoas próximas a mim não se vacinaram ou, pior, deixaram de vacinar seus filhos/as (jovens ou crianças) devido às fake news. Por mais que eu tentasse argumentar com dados científicos, matérias de especialistas renomados etc, essas pessoas tinham contra argumentos, inclusive artigos de médicos negando a vacina ou, muitas vezes, nenhuma escuta. Além das mais de 700 mil vítimas da pandemia, as fake news foram e são tão nefastas que a negação da vacina, por exemplo, se ampliou e doenças como o sarampo voltaram a ser uma ameaça, isso em um país que sempre foi um exemplo de vacinação eficiente.
-
21/11/2024 às 09:34 #8451LEILA DE ALMEIDA RAMOSParticipante
Eu não estou conseguindo lembrar uma que eu tenha vivência do, mas acho que a publicação contra o Boulos, com o laudo falso, próximo as eleições,foi gravíssima
-
21/11/2024 às 11:05 #8455VanessaParticipante
Recentemente cai na fake news do dolar alto, quando o Trump venceu.
as fake news relacionados a guerra na palestinas tbm estão em alta,
Mas uma fake news na minha vida, foi quando na pandemia, no início, quando falavam da cloroquina. Minha sogra tomou durante muito tempo a ivermectina. meus pais e minha tia pegaram a covid, e minha tia foi no medico, receitaram esses remédios pra ela, meus pais nao foram, e nao tomaram nada. Minha tia foi melhorando e meus pais nao. O que me deixou mto confusa, porque era mentira, mas como ela tava melhorando? No fim, meus pais tbm melhoraram e deu td certo. -
21/11/2024 às 21:34 #8463ntsvalves@gmail.comParticipante
Na pandemia, desinternaçoes que geraram mortes.
-
21/11/2024 às 22:37 #8471IvaneteParticipante
Há tantas fake news, que sim presenciei varias consequências gravíssimas como consequência, a eleição de vários candidatos fascistas, em várias camadas políticas, trazendo um retrocesso vergonhoso, desastroso para todos, viide as consequências na Pandemia e o número mero de mortes.
Ja observei suicídios por conta de irresponsáveis fake news.
A morte de uma mulher inocente, acusada nas redes de ser sequestradora.de crianças.
Vi uma jovem ter que assumir publicamente uma violencia sexual, pois vazaram nas mídias fofo cas do tipo , que ela estava num hospital fazendo aborto.
Passei a admirá-la pa força que teve.
Enfim varias situações que nao caberiam aqui, isso é muiti triste e errado ao extremo.
Hoje existem maneiras para comprovar a veracidade da notícia, sempre confirmo , pois só a verdade me interessa, nao tenho tempo a perder.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.