Tem alguma dúvida?
Mensagem enviada. Fechar

Módulo 7 – Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências?

Home Fóruns “MULHERES OCUPANDO E TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO” Módulo 7 – Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências?

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8082

      Poderia relatar um fato envolvendo fake News que tenha vivenciado ou tomado conhecimento, com graves consequências?

    • #8120

      Mentiras gestadas por pessoas conhecidas que causaram mal estar

      • #8398

        Os produtores das fake news sobre covid-19 exploraram estrategicamente aspectos culturais como saberes populares, tradições, crenças religiosas e hábitos alimentares para manipular a população durante a pandemia.

    • #8131
      Roseany Mendes
      Participante

      Na pandemia, a fake news que falava que quem tomasse vacina teria um chip implantando no seu corpo. Para algumas pessoas poderia estar muito claro que não fazia sentido, porém, outras deixaram de se vacinar devido a essas e outras fake news. Em 2024 ouvi um podcast (gravado em 2023, se não me engano) com a participação da pessoa que inventou esta fake news. Ele relatou que o seu trabalho é inventar e propagar fake news e, de certo modo, ele se divertiu ao pensar que alguém teria acreditado em tamanho absurdo. Saber disso me deixou ainda mais indignada com esta fake news especificamente, mas também com toda a indústria que foi montada para a produção deste tipo de desinformação e propagação de mentira.

    • #8180
      Leticia Marques
      Participante

      as fake news durante a pandemia sobre consequência inexistentes da vacina que fez com ue milhares se recusassem a se vacinar e consequentemente gerou mortes e casos graves da doença que poderiam ser evitados

    • #8195
      Rosa Barbosa
      Participante

      Eleição do inominável em 2018 foi recheada de fake news, vivenciamos cotidianamente as consequências.

    • #8237
      LUANA CACHUITE
      Participante

      Fake news gritantes que eu lembro são nas eleições e na pandemia. Mas a fake news acontece diariamente, com o advento das mídias sociais facilitou, fico vendo nos grupo de whatsapp, na qual participo: vídeos de como solucionar grandes problemas com descomplicadas ações. E isso vai desde a uma receita médica que cura sérios problemas de saúde até formas infalíveis de ganhar dinheiro.

    • #8266
      Fernanda
      Participante

      Meu sogro recebeu uma ligação de instituição financeira informando que havia sido creditado em sua conta “erroneamente” uma determinada quantia e precisaria devolver à tal instituição. Ele sem consular as fontes e ligar de fato para instituição, a fim de sanar a dúvida e confirmar o depósito incorreto, simplesmente realizou a transferência por PIX para a chave indicada no momento da ligação. Resultado: Está com uma dívida enorme como se ele tivesse feito um empréstimo consignado. Como é aposentado, mensalmente um valor é deduzido de seu benefício. Ele judicializou o caso e aguarda resolução, porém os descontos ocorrem regularmente.

    • #8269
      rcpisaias@gmail.com
      Participante

      Acredito que no período da pandemia com muitas notícias falsas sobre a Covid-19, e que ecoam até o momento quanto a reação/sequela das vacinas, é um desserviço e disseminam medo, apelam para o emocional.

    • #8282
      Gisa nascimento
      Participante

      Lembro que no ano 2014 , recebi a foto de uma mulher pelo whatsapp , e depois pelo facebook , e cheguei a comentar gente muito cuidado com certas informaçoes duvidosas e nao deu outra . Fabiane Maria de Jesus foi agredida após ser acusada de praticar magia negra com crianças. Alem de ser agredida por varios homens , ainda foi filmado e postado nas redes sociais . E assim como o caso dela já vi varios casos de pessoas que foram vitimas de mentiras nas redes sociais .

    • #8320
      Maria Cristina Gobbi
      Participante

      No nosso cotidiano isso acontece de forma muito recorrente. Trabalho com comunicação e o combate as Fake Informations tem sido um dos desafios. Iniciamos essa luta em casa, com as chamadas redes sociais que muitas vezes se transformam em um calderão de fofocas e desmandos, ainda em âmbito familiar.

      Poderíamos passar por vários exemplos, mas pensando em uma coisa mais atual, relacionada as campanhas políticas de 2024, pudemos acompanhar um monte desses demandos que chamamos de desinformação. São utilizadas imagens, textos e muitos outros artifícios. As próprias midias massivas, muitas vezes, fazem isso. Temos casos históricos, como o da Escola Base, que destruiu uma família, ou mesmo as mais recentes como nas campanhas políticas em todo o mundo, podendo citar diversos casos.

      É dificil combater a desinformação, pois a primeira tendência é a de espalhar, como se fosse aquilo que chamamos de “furo” da informação. Tem ligação direta com o sentimento de ser uma pessoa informada e garantir o nosso status quo. Vivemos em bolhas informativas e esse é o maior perigo, pois consumimos informação da nossa “rede” de contatos. Nas teorias do jornalismo, aprendemos e ensinamos nossas/os estudantes sobre isso e pedimos que eles orientem os familiares e amigos. Mas é uma ação pequena.

      Assim, como sugere o vídeo, a verificação da informação é o caminho mais seguro. Com a ampliação da inteligência artifical a tendência é a de piorar a proliferação de notícias falsas. Assim, precisamos ficar atentos.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.