Sim, o empoderamento feminino é uma luta coletiva, e ainda temos muito a conquistar e consolidar.
Individualmente , desde muito nova, lutei pra ter minha independência financeira e intelectual e tive muitas vezes, enfrentamentos contra o essa sociendade machista, onde escolher ser você mesma e fazer suas próprias escolhas tem um preço alto a se pagar, mas valeu, não escolheria diferente, saberme-me mulher, que conquistou a liberdade que tenho me fez emocionalmente mais forte e segura para novas conquistas.
Quando moça escutei muito que não precisaria estudar tanto, se ía me casar e ter filhos.
Em minha familia a necessidade financeira me abriu portas, pois com um salário a mais, poderia ajudar em casa, em contrapartida casar e formar uma familia era constantemente me “cobrado”, e quase sem perceber fui me encaminhando pra esse projeto que não era meu, mas de meus pais, quando vi, já havia outro homem querendo fazer escolhas por mim…por anos tentei me enquadrar neste projeto de vida eu realmente fiz todo o “papel” que me era cobrado, até eu verificar a grande hipocrisia da situação de um homem querendo mandar em mim, sendo muitas vezes sustentado por meu salário, relacionamento baseado em mentiras, violência psicológica e física,abusos, depreciação, exploração, acho que sofri todos os tipos de violência, até me fortalecer, buscar ajuda, aprender a me amar, me cuidar e me separar.
Hoje busco a mim mesma e minhas próprias escolhas em minha caminhada e vejo que não estou só, não sou a única, mas espero ser uma das últimas, quero acreditar que isso vai acabar nas próximas gerações e que no futuro cada um poderá ser o que quiser ser, sem medo, sem discriminação e violência.