Tem alguma dúvida?
Mensagem enviada. Fechar

Responder a: Módulo 5 – Você se sente uma mulher em busca constante do empoderamento? Quais fatos marcam esse percurso?

Home Fóruns “MULHERES OCUPANDO E TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO” Módulo 5 – Você se sente uma mulher em busca constante do empoderamento? Quais fatos marcam esse percurso? Responder a: Módulo 5 – Você se sente uma mulher em busca constante do empoderamento? Quais fatos marcam esse percurso?

Silvia
Participante

Sim, eu me sinto uma mulher em busca constante do empoderamento. Para mim, empoderar-se é um processo contínuo de autoconhecimento e de acolhimento da própria essência, que envolve reconhecer e honrar minhas emoções, necessidades e a força que existe em mim. Ao longo da minha vida, diversos momentos foram fundamentais para esse percurso, em que busquei estar mais em conexão com minha verdade e a liberdade interior.
Um dos marcos dessa busca foi o momento em que comecei a perceber as limitações impostas pela sociedade, pela cultura e até mesmo pelos padrões familiares aos quais fui exposta. Esse despertar me permitiu questionar as expectativas que definem o papel da mulher e entender que essas limitações não são minha verdade. Com isso, passei a buscar maior autonomia e igualdade, reconhecendo que minha voz, assim como a de outras mulheres, tem grande valor e merece ser ouvida. Em vez de lutar contra o que me limitava, passei a acolher essas questões e a transformá-las em ações de fortalecimento pessoal.
Minha trajetória acadêmica e profissional também desempenhou um papel fundamental nesse caminho. Ao enfrentar desafios no ambiente educacional e no mercado de trabalho, aprendi a lidar com as adversidades com maior confiança. Em vez de me ver como uma vítima das circunstâncias, passei a me perceber como parte de um todo, onde minha contribuição e o reconhecimento do meu valor eram necessários. Quando comecei a ocupar espaços como este , percebi que o empoderamento vai além da experiência individual; ele se expande quando se compartilha o poder com outras mulheres, quando se cria uma rede de apoio e quando se abre espaço para que todas possamos florescer.
Além disso, empoderar-se também envolve a aceitação plena de quem sou, com todas as minhas forças e vulnerabilidades. Reconhecer minhas imperfeições não como fraquezas, mas como parte de minha humanidade, me permite viver com mais autenticidade. A prática da autocompaixão e do não-julgamento tem sido essencial para que eu continue meu caminho com mais leveza. A busca pelo empoderamento, para mim, é uma vivência constante, um movimento de crescimento e expansão, que, embora envolva desafios, é também uma jornada de celebração de quem sou em todos os meus aspectos, com todos os meus sentimentos e experiências.