Tem alguma dúvida?
Mensagem enviada. Fechar

Responder a: Módulo 2 – Em sua opinião, qual dos aspectos citados pela autora do vídeo é mais determinante para explicar a baixa participação de mulheres na política? Por quê?

Home Fóruns “MULHERES OCUPANDO E TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO” Módulo 2 – Em sua opinião, qual dos aspectos citados pela autora do vídeo é mais determinante para explicar a baixa participação de mulheres na política? Por quê? Responder a: Módulo 2 – Em sua opinião, qual dos aspectos citados pela autora do vídeo é mais determinante para explicar a baixa participação de mulheres na política? Por quê?

Maria Cristina Gobbi
Participante

Olá, boa tarde.
Acredito que todos os aspectos trazidos pela Mônica são determinantes, com maior ou menor grau de influência em cada uma de nós. E os reforços que recebemos cotidianamente, chegando ao ponto de termos que afirmar que “o lugar da mulher é onde ela deseja estar, é onde é onde ela quiser estar”, reforça essa assertiva. É um processo de “aniquilamente” da participação que nos invisibiliza (não estamos nas fotos, mas estamos alí ao lado, preparando a máquina, o close e a cena para que a foto saia perfeita). Interessante a fala da Mõnica, que reúne muitos aspectos vivenciados por cada uma de nós. Traz, para mim, a reflexão sobre quem é exatamente essa mulher que sou e aquela que eu poderia e/ou gostaria de ser. É necessário romper as barreiras e acreditar que é possível. Assumir, como bem disse a Presidenta do México em seu discurso recente: “é preciso nomear as coisas, pois somente o que é nomeado existe. Assim: PresidentA, engenheirA, advogadA, prefeitA, senadorA, chefA, membrA…) ou seja, trazer a mulher para a cena política institucional. É necessário também mudar os algorítmos, para que palavras femininas apareçam. A título de curiosidade: na minha cidade, apenas uma vereadora foi eleita (dos 22 possíveis e ela teve a maior votação).