Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Exercício 4: Depois de ouvir a música “Novo Tempo”, com Ivan Lins, faça uma reflexão sobre a escolha dessa música, pela equipe de Lula, tocada pela orquestra chinesa, em Pequim.

Home Fóruns Perspectivas feministas sobre a democracia brasileira Exercício 4: Depois de ouvir a música “Novo Tempo”, com Ivan Lins, faça uma reflexão sobre a escolha dessa música, pela equipe de Lula, tocada pela orquestra chinesa, em Pequim.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7046

      Depois de ouvir a música “Novo Tempo”, com Ivan Lins, faça uma reflexão sobre a escolha dessa música, pela equipe de Lula, tocada pela orquestra chinesa, em Pequim.

    • #7196
      alinegcoutos
      Participante

      A música parte das dificuldades cotidianas – e da ênfase na sobrevivência – para mobilizar a esperança como parte da luta política. Acredito que ela simboliza bem a forma com a qual o atual governo tem lidado com as dificuldades a serem enfrentadas após um período de trevas que ainda nos deixa muito pelo que lutar.

    • #7211
      Zeza Lopes
      Mestre

      Amelinha querida, estou contigo nessa música… E você é um exemplo vivo disso, assim como a Dilma, mostraram para a ditadura o quão forte é a natureza de uma mulher que sabe o valor da justiça e da dignidade! Também acredito num novo tempo. Mas, ninguém pode largar a mão de ninguém porque ainda temos muito o que fazer, de forma organizada, determinada, revendo a história para tirar os aprendizados e no coletivo. Meu desejo é que as próximas gerações encontrem um lugar melhor para se viver, nesse nosso lindo planeta azul.

    • #7215
      Priscila Pinheiro
      Participante

      A música traz um sopro de esperança de novos tempos que serão mais politicamente e socialmente mais justos e abundantes. Tem-se na música uma afirmação de compromisso com a sociedade de um governo que irá superar os desafios e injustiças que permeiam a nossa sociedade.

      “Pra que nossa esperança
      Seja mais que vingança
      Seja sempre um caminho
      Que se deixa de herança”

      Assim como na música, o desejo é deixar como compromisso um legado de coisas boas durante a gestão que assume, e que se desvincule de qualquer sentimento negativo, para focar em ações que trarão igualdade social.

    • #7244
      Lucilene Cruz
      Participante

      Estamos num novo tempo! Acredito, pois precisamos do Socorro! E continuemos na luta pois precisamos sobreviver, mas quero viver melhor, tenho esperança de um dia melhor! Com certeza a luta continua e mesmo nos perigos da vida, nos percalços conseguiremos uma nova aliança entre aqueles que também querem o melhor! e em um novo tempo estamos fazendo e conseguiremos! Unidas venceremos! mãos dadas, como correntes fortes e firmes que somos conseguiremos! Acredito e positivamente já vencemos! Ontem, amanhã e agora!!

    • #7254
      Suelem Lima Benicio
      Participante

      Ela é apropriada por marcar que a vitória de um eleição é importante não porque encerra a luta, mas porque recoloca a luta sobre outro princípio. Contudo, ainda é sobre continuar lutando e perseguindo os objetivos de uma sociedade verdadeiramente democrática e equânime em todos os sentidos.

    • #7269
      marianalicori
      Participante

      A música foi gravada em 1980 durante a ditadura militar brasileira e um cenário de incertezas. Achei simbólica a escolha pela equipe de Lula após 4 anos de Jair Bolsonaro, pandemia e etc.
      Porém, também acho que sempre que a gente se enche de esperança também pode ser uma maneira de não-ação e o adiantamento da chegada da desesperança. Assim, acho que o desafio é nós mantermos esperançosos no atual cenário político-econômico global e ativos para que uma melhor realidade seja fato concreto por um longo período.

    • #7273
      Virginia Lazzarini
      Participante

      Passamos por 4 anos de angústias, violências, injustiças. No entanto, o novo governante trouxe esperança de progresso pessoal, moral, social, econômico… Com certeza, não podemos perder a esperança de que um Brasil melhor é possível. É necessário o trabalho de todos da sociedade.

    • #7278
      SabrinaAbbas
      Participante

      A música “novo tempo” mostra toda a esperança que elegeu Lula após todos os ataques que a democracia vem sofrendo desde 2016. O governo de Lula, nesses 5 meses, já demonstra o quanto “apesar dos castigos, dos perigos”, após tantas perdas simbólicas e reais que o Brasil sofreu, “estamos crescidos, atentos e vivos para nos socorrer e para sobreviver! Para que nossa esperança seja mais que vingança, seja sempre o caminho que se deixa de herança”.

    • #7287
      ademara85@hotmail.com
      Participante

      Depois de um tempo tão sombrio, o governo Lula tentou transmitir por intermédio da música de Ivan Lins uma ideia de renovação, esperança, justiça. Em diversos momentos desse quatros anos boa parte da população gritava por socorro, liberdade, se livrar das amarras então presentes.

    • #7293

      Achei perfeita! Essa música é uma mensagem de esperança que luta é resiste. Não basta só esperar, é preciso esperançar, seguindo Paulo Freire, e, na execução dessa música, num momento importante, mostra ao mundo todo, que o Brasil voltou a buscar a paz, a equidade e o respeito às diversas formas de vida, com preservação dos habitats e dignidade a população

    • #7300
      Mirella
      Participante

      Estamos em um novo tempo, tempo de esperança, continuamos na luta pra sobreviver.
      Música linda.

    • #7304
      Monica Pita
      Participante

      Esse novo tempo chegou, com esperança de dias melhores!

    • #7307
      lclima1
      Participante

      Esse é um novo tempo para podermos ser e fazer de maneiras diferentes, lutando e atuando para a democracia.

    • #7315
      vittoria
      Participante

      Uma música que renova nossa mística, que traz esperança, sentimentos bons e emocionantes de que agora podemos respirar melhorar diante de tantas dificuldades, pois tudo há de melhorar.

    • #7319
      Maria Basaglia
      Participante

      O triste dessa música é que ela continua sendo atual… foi escrita em uma época difícil e o fato de ser utilizada novamente demonstra que as mudanças não foram culturalmente profundas o suficiente para evitar o retrocesso.
      O governo Lula utilizada não surpreende pelo contexto da campanha eleitoral e de toda a esperança depositada nele. A China acatar a escolha é agradar um parceiro comercial importante.
      A mim, me parece que além da esperança que a música evoca, o mais importante é o alerta que ela faz: “Apesar dos castigos – Estamos crescidos – Estamos ATENTOS” … Fica a sensação de esperança e ao mesmo tempo de ter repetido de ano…

    • #7321
      Lili Herrera
      Participante

      Abre as portas do imaginário para novas possibilidades, para novas criações.

    • #7322
      Lili Herrera
      Participante

      Abre às portas do imaginário, da criação.

    • #7343
      carollq
      Participante

      Essa música representa a intenção do novo governo de reconstruir o país de forma democrática, pensando mais a sociedade de forma equânime, reafirmando a política internacional para colocar o Brasil como um país propulsor de forças mobilizadoras em torno do verdadeiro progresso, aquele que inclui o povo em sua forma multifacetada.

    • #7354
      Vanessa Prates
      Participante

      A música “Novo Tempo” gravada em 1980, durante a ditadura militar no Brasil, é escolhida simbolicamente pela equipe de Lula após 4 anos de governo de Bolsonaro e pandemia. Devemos equilibrar a esperança com a ação para efetivar mudanças reais. É essencial manter a esperança diante do cenário político-econômico global atual e permanecer ativos na busca por uma realidade melhor, como o governo de Lula demonstra. A música representa a esperança que levou à sua eleição e ressalta a importância de deixar um legado de esperança e transformação para o futuro, não apenas dentro do Brasil, mas por todo o mundo, principalmente em um momento de guerra como o que estamos enfrentando agora.

    • #7359

      Sobrevivemos ao governo genocida, apesar de termos pedido tantos de nós. Estamos aqui,, lutando pra mais que sobreviver… A luta continua, derrotamos o Bolsonaro, mas ele deixou uma herança triste, perversa que precisa ser combatida! E será!

    • #7364
      Maurice Silvestre
      Participante

      A musica é uma mensagem de que o atual governo tem o desejo de corrigir o que foi feito anteriormente, fortalecer as politicas publicas e reconhecer a diversidade que o nosso pais tem.

    • #7395
      Anaiza de Sousa
      Participante

      Acredito que vem ao encontro do que chamamos ” a luta continua e jamais desista”.

    • #7465
      jkohari
      Participante

      Penso que essa música representa a esperança em um novo tempo no qual a esquerda se fortaleça de modo a combater toda forma de injustiça e de desigualdade, após a péssima experiência e herança negativa deixada pelo governo Bolsonaro.

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.