Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Responder a: b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças?

Home Fóruns A violência de gênero e suas interseccionalidades Construção social de gênero b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças? Responder a: b) No depoimento fica explícita a diferença entre sexo, identidades de gênero e orientação sexual? Como você explicaria essas diferenças?

#5533

Não há uma forma de resumir minhas impressões aqui rsrs. Sexo é nosso corpo biológico, distinguido por uma anatomia de macho e fêmea. Identidade de gênero é a construção de papéis a serem desempenhos, partindo da base biológica e sendo moldada por questões sociais, culturais, econômicas, políticas, etc. Sempre que preciso responder sobre qual é minha identidade de gênero, confesso que me sinto em conflito, pois acredito que essas “identidades” ainda são caixinhas tentando classificar pessoas mediante características palpáveis. Apesar disso, compreendo a necessidade de tal classificação. Quanto a orientação sexual, é algo também em debate. Atualmente se discute não usar a nomenclatura “orientação”, mas sim identidade sexual, considerando que ninguém é orientado a ser homossexual, bissexual, lésbica e etc. No entanto, somos compulsoriamente orientados a sermos heterossexuais desde antes do nascimento, baseado no nosso sexo biológico. Então, para mim, no momento, ainda está difícil falar sobre essas diferenças, pois preciso estudar mais e participar de mais debates para obter uma compreensão melhor.